Saúde

Rússia tem primeiros casos em humanos da gripe aviária H5N8

Autoridades da Rússia relatam à OMS os primeiros casos de H5N8 (gripe aviária) em humanos

Por João Paulo Martins  em 20 de fevereiro de 2021

(Foto: Pixabay)

Neste sábado (20/2), segundo matéria divulgada pelo jornal britânico The Telegraph, cientistas da Rússia detectaram o primeiro caso de transmissão humana da cepa H5N8 da gripe aviária e alertaram a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Informações sobre o primeiro caso mundial de transmissão da gripe aviária para humanos já foram enviadas para a Organização Mundial de Saúde", afirma Anna Popova, chefe do órgão de vigilância de saúde da Rússia (Rospotrebnadzor), citada pelo periódico.

A cepa H5N8 é altamente contagiosa e letal para pássaros, mas nunca havia sido encontrada em humanos até então.

Segundo o The Telegraph, Popova revela que cientistas do laboratório russo Vektor isolaram o material genético da variante da gripe aviária de sete trabalhadores de uma granja no sul da Rússia, onde um surto foi registrado entre as aves em dezembro de 2020.

Os funcionários não sofreram consequências graves para a saúde, acrescenta a chefe da vigilância russa.

Como mostra o jornal britânico, Anna Popova elogia "a importante descoberta científica", dizendo que "o tempo dirá se o vírus pode sofrer mais mutações".

"A descoberta dessas mutações quando o vírus ainda não adquiriu a capacidade de transmitir de humano para humano dá a todos nós, no mundo, tempo para nos prepararmos para possíveis cepas e reagir de maneira adequada e oportuna", completa.

Vale lembrar que durante a época da União Soviética, o laboratório Vektor era considerado ultrassecreto e conduzia pesquisas secretas de armas biológicas e, até hoje, armazena vírus perigosos como ebola e varíola.

Carregar Mais