Saúde

Mãe compartilha fotos chocantes de reação do filho com catapora ao tomar ibuprofeno

As imagens foram divulgadas em uma página do Facebook e deixaram muitos usuários em alerta

Por João Paulo Martins  em 27 de agosto de 2022

A criança teve uma reação gravíssima com a mistura de ibuprofeno e paracetamol (Fotos: Facebook/CPRKids/Reprodução)

 

Uma mãe compartilhou imagens chocantes de seu filho na página australiana CPR Kids (especializada em saúde infantil), do Facebook, alertando os pais a nunca darem ibuprofeno (analgésico e anti-inflamatório) aos filhos para aliviar sintomas da catapora (varicela).

Como mostra o site australiano News, a britânica Verity estava tratando o filho Tommy com Calpol (paracetamol) mas como achou que não estava sendo suficiente para o menino, resolveu acrescentar o ibuprofeno. O problema é que não esperava por consequências tão perigosas e quase mortais.

Citada pelo site, ela conta que levou a criança para o hospital quando a temperatura do filho aumentou muito e ele não conseguia se alimentar ou ingerir líquidos. "Um enfermeiro me disse que ajudaria com a temperatura se desse ibuprofeno e Calpol juntos. Eu questionei e ele me falou que era um ‘conto da carochinha’ [o boato de que não pode usar ibuprofeno] e que não deveria acreditar em tudo que lia no Google. Ele disse ainda que em 'todo esse tempo trabalhando em hospital, nunca viu o ibuprofeno reagir à catapora", comenta Verity.

Algumas horas depois de dar a medicação conjunta ao filho, enquanto esperava pelo médico para dar a alta, a mãe notou uma marca na barriga de Tommy. “Mostrei ao enfermeiro e ele me disse que não era nada, e poderia ser apenas outra mancha da catapora se formando. Saímos do hospital e voltamos para casa”, conta a britânica, citada pelo News.

Porém, se acordo com, às 6h da manhã seguinte, o menino havia desenvolvido uma mancha escura na barriga, como se fosse resultado de contusão. “Liguei para meu médico, que nos atendeu imediatamente. Ele confirmou que Tommy estava com reação e circulou as marcas para ver se espalhavam. E elas realmente espalharam. Às 16h, toda a barriga estava inchada, preta e azul”.

O especialista recomendou que a mãe desse antibióticos e líquidos para Tommy, além disso, ele confirmou que Tommy nunca deveria ter recebido ibuprofeno. “Se ele tivesse tomado mais uma dose, poderia ter sido fatal”, revela Verity, citada pelo site australiano.

A página CPR Kids, além de divulgar as imagens da reação gerada pelo anti-inflamatório na criança, orientou os usuários sobre o uso desse medicamento em casos de catapora. “Embora essa reação seja rara, deve ser levada a sério, pode resultar em uma infecção necrosante dos tecidos moles como aconteceu com Tommy”.

 

Sinais e sintomas da catapora

 

O site News cita alguns sinais e sintomas que os pais podem identificar quando a criança foi contaminada pelo vírus varicella-zoster, da catapora:

  • A catapora (varicela) começa com súbita de febre, corrimento nasal, mal-estar geral e erupção cutânea
  • A erupção na pele geralmente começa como pequenos caroços que se transformam em bolhas e depois crostas
  • A erupção aparece ao longo de três a quatro dias
  • Os sintomas geralmente ocorrem duas semanas após a exposição ao vírus
  • A maioria das pessoas se recupera sem complicações, mas às vezes a infecção pode levar a complicações graves, como pneumonia e inflamação do cérebro
  • Pessoas previamente vacinadas ainda podem pegar catapora. Nesse caso, geralmente é leve e menos contagiosa do que em uma pessoa não vacinada
  • As pessoas são infecciosas um ou dois dias antes do aparecimento da erupção (durante a fase do nariz escorrendo) e até cinco dias depois (quando as bolhas formaram crostas ou crostas)

Outra dica importante é que as crianças que apresentam manchas devem ficar em casa até que desapareçam e estar vigilantes ao lavar as mãos, mantendo-se afastadas de outras pessoas, especialmente mulheres grávidas, bebês, idosos e imunossuprimidos.

Carregar Mais