Saúde

Excesso de pólen no ar pode aumentar os casos de covid-19

Segundo os cientistas, a alta concentração de pólen reduz a resposta imunológica do organismo

Por João Paulo Martins  em 09 de março de 2021

(Foto: Pixabay)

Quando aumentam os níveis de pólen no ar, as taxas de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) também sobem, afirma estudo conduzido por uma equipe internacional chefiada por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.

Na primavera de 2020 no Hemisfério Norte (20/3 a 20/6), o aumento de casos na pandemia de covid-19 pareceu coincidir com a estação do pólen.

No estudo, que será publicado no dia 23 na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas coletaram dados sobre as concentrações de pólen no ar, condições climáticas e infecções por SARS-CoV-2, levando em consideração a variação das taxas de infecção de um dia para o outro e o número total de testes positivos.

Foram analisados polens de 130 estações em 31 países dos cinco continentes. Além disso, os pesquisadores incluíram nos cálculos a densidade populacional e os efeitos das medidas de contenção da covid-19 pelos governantes.

 

Pólen afeta a imunidade

 

A equipe liderada pela Universidade Técnica de Munique descobriu que o pólen transportado pelo ar pode responder por, em média, 44% da variação nas taxas de infecção por SARS-CoV-2, com umidade e temperatura do ar também influenciando em alguns casos.

Em regiões onde havia lockdown (população estava impedida de circular nas ruas em certos horários), o número de infectados foi, em média, 50% inferior mesmo com altas concentrações de pólen.

Segundo o estudo, o componente usado na reprodução das plantas, quando circula em alta densidade pelo ar, pode enfraquecer a resposta imunológica do corpo mesmo para vírus causadores de tosses e resfriados.

Se grãos de pólen forem inalados com partículas de vírus, incluindo o coronavírus, menos anticorpos serão gerados, afirmam os pesquisadores. Portanto, em dias com alta concentração de pólen, pode aumentar o número de doenças respiratórias, incluindo covid-19.

“Você não pode evitar a exposição ao pólen transportado pelo ar. Pessoas que fazem parte de grupos de risco devem ser informadas de que altos níveis de concentrações de pólen no ar levam a um aumento da suscetibilidade a infecções virais do trato respiratório”, diz a pesquisadora Stefanie Gilles, principal autora do estudo, citada pelo site Medical Xpress.

O que as pessoas vulneráveis podem fazer para se proteger? Os cientistas sugerem o uso de máscara de filtragem de partículas (PFF2 e N95) quando as concentrações de pólen forem altas.

Carregar Mais