Saúde
Entenda o câncer de pulmão, descoberto pela atriz Ana Beatriz Nogueira, de Um Lugar ao Sol
A artista da Globo foi diagnosticada com um tumor em estágio inicial após faezr uam tomografia
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em nota divulgada nesta quarta (2/3), a atriz Ana Beatriz Nogueira, de 54 anos, que está no ar na novela Um lugar ao Sol, interpretando Elenice, foi diagnosticada com câncer de pulmão em estágio inicial.
O tumor foi descoberto após a artista realizar uma tomografia em virtude da gripe Influenza que a acometeu recentemente. "No exame, achou um pequeno tumor no pulmão. A atriz vai operar e, em maio, quando começam as gravações de Olho por Olho, estará liberada para o trabalho", diz Kogut.
Segundo o site do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor no pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 13% de todos os casos novos de câncer.
"No Brasil, a doença foi responsável por 26.498 mortes em 2015. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis", afirma o Inca.
Um dos principais fatores de risco desse tipo de tumor é o uso de cigarro e mesmo a exposição passiva à fumaça do tabaco.
"A taxa de sobrevida relativa em cinco anos para câncer de pulmão é de 18%, sendo 15% para homens e 21% para mulheres. Apenas 16% dos cânceres são diagnosticados em estágio inicial, para o qual a taxa de sobrevida de cinco anos é de 56%", revela o Inca.
Os sintomas do tumor no pulmão geralmente só ocorrem em estágio avançado da doença. Os mais comuns são:
- Tosse persistente
- Escarro com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Piora da falta de ar
- Perda de peso e de apetite
- Pneumonia recorrente ou bronquite
- Sentir-se cansado ou fraco
O tratamento depende do tipo e estágio do câncer, podendo ser de cirurgia para retirada do tumor até as tradicionais radioterapias e quimioterapias.