Saúde

Conhece a “síndrome de arlequim”? Ao suar muito, americana fica com apenas um lado do rosto vermelho

Condição inusitada foi compartilhada no TikTok pela fisioterapeuta Sydney Patrice

Por João Paulo Martins  em 15 de julho de 2025

A fisioterapeuta americana Sydney Patrice tem uma condição que deixa apenas um lado do rosto vermelho e suado (Foto: TikTok/@sydneypatrice9/Reprodução)

Quando se fala em Arlequina (Harley Quinn), logo se pensa na perturbada personagem dos quadrinhos da DC Comics. Mas uma condição de saúde chamada “síndrome de arlequim” está chamando a atenção na internet.

Trata-se de um problema que deixa a fisioterapeuta americana Sydney Patrice, de 26 anos, natural de Baltimore, com apenas um lado do rosto vermelho após fazer exercícios e suar muito.

Ela compartilhou um vídeo no TikTok, na última terça (8/7), explicando que apenas metade do seu rosto fica avermelhada e suada, enquanto o outro lado permanece normal e completamente seco.

“Um dos meus nervos foi afetado em uma das minhas cirurgias no pescoço no ano passado. Agora, sempre que vou correr, apenas metade do meu rosto fica vermelho”, disse ela na gravação.

“Síndrome de arlequim”

Segundo estudo publicado no site da Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine) dos Estados Unidos, a chamada “síndrome de arlequim” é rara e foi relatada pela primeira vez em 1988. É caracterizada por descoloração de metade do rosto, nitidamente demarcada por uma linha.

A condição é causada pelo bloqueio unilateral das fibras que transportam os nervos que dilatam as veias e que geram suor na face. Conforme o site americano, sua causa é desconhecida, mas costuma ser desencadeada por exercícios, emoções, alimentos apimentados ou calor. No entanto, também pode ser uma manifestação de patologias cervicais e torácicas que comprimem essas fibras, ou devido a procedimentos cirúrgicos ou anestésicos ao redor do pescoço.

É uma síndrome benigna e que pode curar naturalmente.

Sydney pode ser vítima das síndrome "de arlequim" ou de Horner (Foto: TikTok/@sydneypatrice9/Reprodução)

Síndrome de Horner

Outra condição que foi associada ao caso de Sydney Patrice é a chamada síndrome de Horner, ou paralisia óculo-simpática, que ocorre por uma interrupção do trajeto dos nervos de um lado do cérebro até o rosto e os olhos, segundo o site do Hospital Israelita Albert Einstein.

Em geral, o problema surge devido a uma lesão nesses nervos, que pode ser causada por câncer, AVC e lesão na medula espinhal.

Os principais sintomas da síndrome de Horner incluem diminuição de pupila, queda de pálpebra e pouca ou nenhuma transpiração no lado afetado do rosto.

Essa condição também pode ocorrer de forma repentina.

Carregar Mais