Saúde
Chineses criam vacina única que promete proteger contra covid-19 e gripe Influenza
O imunizante denominado AdC68-CoV/Flu apresentou ótimo resultado em teste com cobaias, segundo os cientistas
Em estudo publicado dia 23 de fevereiro no periódico científico Journal of Virology, cientistas chineses afirmam ter desenvolvido uma vacina única que pode fornecer proteção contra a covid-19 e o vírus Influenza A (H7N9). Segundo a agência chinesa estatal de notícias Xinhua, o imunizante foi testado com sucesso em cobaias.
Pesquisadores da Universidade Fudan, em Xangai, na China, afirmam que criaram a vacina fundindo a proteína usada pelo SARS-CoV-2 para infectar as células humanas ao pedúnculo da hemaglutinina (glicoproteína) do H7N9. Em seguida, o composto foi inserido num vetor, um adenovírus que costuma infectar chimpanzés.
Ao ser testado em camundongos, o imunizante, denominado AdC68-CoV/Flu, induziu a produção de anticorpos direcionados ao SARS-CoV-2 e ao Influenza, fornecendo proteção contra a covid e suas variantes, bem como à cepa H7N9 da gripe, de acordo com a Xinhua.
Vale lembrar que o Influenza A é conhecido por causar a gripe aviária, registrada pela primeira vez em humanos em março de 2013, na China. Ele pode causar epidemias no inverno e na primavera, alerta a agência chinesa de notícias.
"Quando testada em camundongos, essa estratégia alcançou anticorpos neutralizantes potentes contra o SARS-CoV-2 original e suas variantes, permitindo uma proteção eficaz contra a letalidade do coronavírus. Notavelmente, também forneceu proteção completa contra o perigoso H7N9 e controlou eficientemente a morbidade induzida pelo H3N2 [subtipo do Influenza A]. Nosso estudo abre um novo caminho para reduzir universalmente a infecção por vírus respiratórios usando vacinação", afirmam is cientistas no estudo recém-publicado.