Saúde

Bizarro! Nos Estados Unidos, paciente fica acordado e acompanha o próprio transplante de rim

A cirurgia inusitada foi realizada no hospital universitário Northwestern Medicine, em Chicago

Por Da Redação  em 25 de junho de 2024

O paciente John Nicholas, de 28 anos, ficou consciente durante o transplante de rim (Foto: HealthDayTV/Reprodução)

  

Imagine estar consciente e até acompanhar partes de sua própria cirurgia complexa? Isso aconteceu em maio deste ano, nos Estados Unidos, mais especificamente, em Chicago. Um paciente do hospital universitário Northwestern Medicine ficou acordado durante seu transplante de rim.

Segundo a emissora americana CBS News, o paciente, John Nicholas, de 28 anos, recebeu alta hospitalar no dia seguinte e disse não ter sentido dor.

Em vez da anestesia geral normal, os médicos da Northwestern Medicine administraram uma epidural raquidiana, um bloqueio nervoso e uma leve sedação. O procedimento durou menos de duas horas.

Citado pela emissora, John Nicholas contou que não sentiu nada na parte inferior do corpo durante a cirurgia.

 

John Nicholas com a equipe do hospital universitário Northwestern Medicine (Foto: Jose M. Osorio/Northwestern Medicine)

 

“Fazer anestesia para o transplante de rim acordado foi mais fácil do que muitas cesarianas. No caso do John, aplicamos uma injeção de raquianestesia na sala de cirurgia com um pouco de sedação para maior conforto. Foi incrivelmente simples e sem intercorrências, mas permitiu que ele ficasse acordado, melhorando sua experiência”, comentou o anestesiologista-chefe Vicente Garcia Tomas à CBS News.

De acordo com o médico, o procedimento com o paciente consciente ajuda quem tem medo ou risco na anestesia geral, podendo ajudar também a encurtar a internação hospitalar.

John Nicholas afirmou ter ficado bastante impressionado com o procedimento: “No momento em que vi o rim nas mãos do médico, foi algo muito incrível”.

Curiosamente, o doador do rim foi Pat Wise, de 29 anos, amigo de infância do americano, que sofria de problemas renais desde os 16 anos, após ter sido diagnosticado com a Doença de Crohn. Como mostra a emissora, John conseguiu evitar a hemodiálise e controlou a doença com medicamentos. Mas depois de se mudar para Chicago no início de 2022, sua função renal diminuiu e passou a precisar do transplante.

Carregar Mais