Saúde

Após covid-19 e monkeypox, agora é a vez da nova doença chamada gripe do tomate?

Trata-se de uma nova condição associada a uma variante do vírus causador da doença mão-pé-boca

Por João Paulo Martins  em 21 de agosto de 2022

(Foto: Centers for Disease Control and Prevention/Reprodução)

 

Se não bastasse a pandemia da covid-19 e o surto de varíola dos macacos (Monkeypox virus), uma nova doença foi detectada entre crianças e adultos imunocomprometidos na Índia, chamada gripe do tomate. Ela foi descrita em estudo publicado na última quarta (17/8), na revista científica Respiratory Journal, do grupo The Lancet.

É um variante do vírus causador da doença mão-pé-boca e casos foram relatados nos estados indianos de Kerala e Odisha.

De acordo com o estudo, casos de gripe do tomate foram relatados pela primeira vez na cidade de Kollam, em Kerala, em 6 de maio e, até agora, já foram infectadas 82 crianças. Todas têm menos de 5 anos, de acordo com o jornal indiano India Times.

“Assim como estamos lidando com o provável surgimento da quarta onda de covid-19, um novo vírus conhecido como gripe do tomate, ou febre do tomate, surgiu na Índia no estado de Kerala em crianças menores de 5 anos”, afirmam os cientistas no estudo recém-divulgado.

 

Quais os sintomas e a causa?

 

De acordo com o jornal indiano, o vírus da gripe do tomate apresenta sintomas semelhantes aos da covid-19, mas o vírus não está relacionado ao novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em vez desse tipo de infecção, a nova doença parece ser uma condição semelhante à chikungunya ou à dengue em crianças – ambas decorrentes da picada do mosquito Aedes aegypti.

A gripe do tomate é causada por vírus intestinais e é rara em adultos, que geralmente possuem sistemas imunológicos fortes o suficiente para defendê-los, explica o India Times.

A doença recebeu esse nome com base nas erupções cutâneas que gera. São bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo que gradualmente aumentam até o tamanho de um tomate. Os infectados com essa gripe também se queixam de sintomas como febre alta, dor no corpo, inchaço nas articulações e fadiga.

Alguns pacientes também relataram náuseas, vômitos, diarreia, febre, desidratação, inchaço nas articulações e dores no corpo, revela o periódico indiano.

 

Onde foi detectada?

 

De acordo com o estudo publicado na Respiratory Journal, outras áreas afetadas pelo surto de gripe do tomate na Índia são Anchal, Aryankavu e Neduvathur, todas cidades de Kerala. A condição também desencadeou um alerta nos estados vizinhos de Tamil Nadu e Karnataka.

“Além disso, 26 crianças, de 1 a 9 anos, foram diagnosticadas como tendo a doença em Odisha pelo Centro Regional de Pesquisa Médica de Bhubaneswar. Até o momento, além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha, nenhuma outra região da Índia foi afetada pelo vírus”, afirma a pesquisa, citada pelo India Times.

Especialistas em saúde ouvidos pelo jornal dizem que é uma doença autolimitada e não existe nenhum medicamento específico para tratá-la. Eles também alertam que a gripe do tomate é “muito contagiosa”.

O tratamento para a nova condição é semelhante da chikungunya, dengue e doença mão-pé-boca. Os pacientes são aconselhados a se isolarem, descansarem, ingerirem bastante líquidos e usar pano umedecido com água quente para aliviar as irritações e erupções cutâneas.

“Terapia de suporte de paracetamol para febre e dor no corpo e outros tratamentos sintomáticos são necessários”, afirmam os cientistas, citados pelo India Times.

Carregar Mais