Cultura
VÍDEO: Índia inaugura estátua de 33 m do filósofo e religioso Adi Shankaracharya
Monumento está instalado em Omkareshwar e tem cinco metros a menos que o Cristo Redentor
O famoso filósofo e religioso indiano Adi Shankaracharya, que viveu entre os anos 788 e 820 d.C., e é natural do estado de Kerala, acaba de ganhar uma estátua de cerca de 33 m na cidade de Omkareshwar, no estado de Madhya Pradesh, onde chegou quando era um jovem monge e encontrou seu guru Govind Bhagwadpad.
O monumento, que tem cinco metros a menis que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, foi inaugurado pelo ministro-chefe de Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan nesta quinta (21/9). Segundo o jornal indiano Hindustan Times, a construção da estátua foi aprovada no ano passado para celebrar a vida e os ensinamentos do filósofo hindu do século VIII. Ela está situada na montanha Mandhata, em Omkareshwar, nas pitorescas margens do rio Narmada, a cerca de 80 km da cidade de Indore.
Shivraj Chouhan disse que é um orgulho para Madhya Pradesh que essa personalidade única do mundo espiritual tenha alcançado conhecimento e preenchido a nação com o sentimento divino de unidade. “As gerações futuras continuarão a visitar este monumento único e a se familiarizar com a grande contribuição de Shankaracharya”, comenta o ministro-chefe, citado pelo jornal.
Esse é o terceiro grande monumento construído na Índia pelo governo do primeiro-ministro Narendra Modi. Em 2022, ele inaugurou a chamada Estátua da Igualdade, nos arredores de Hyderabad, para comemorar o milésimo aniversário do santo Sri Ramanujacharya, do século XI. Em 2018, Modi já havia inaugurado a Estátua da Unidade, em Kevadia, no estado de Gujarat, em memória do ex-vice-primeiro-ministro Sardar Vallabhbhai Patel.
Adi Shankaracharya
De acordo com o Hindustan Times, acredita-se que o jovem monge Adi Shankaracharya chegou a Omkareshwar e encontrou seu guru Govind Bhagwadpad, residindo na cidade sagrada por quatro anos, para receber a devida educação. De acordo com suas convicções espirituais, partiu de Omkareshwar aos 12 anos e embarcou em uma viagem por todo o país, divulgando ao povo os ensinamentos da filosofia Advaita Vedanta.
A vida do filósofo e religioso poderá ser acompanhada por visitantes e turistas no Museu Acharya Shankar, que foi construído seguindo a arte e a arquitetura tradicional indiana. O local também abrigará o Instituto Internacional Acharya Shankar de Advaita-Vedant, que será um centro de aprendizagem e experiência da filosofia Advaita Vedanta.