Cultura
VÍDEO: cerveja chilena viraliza na web com comercial inserido em cenas da trilogia original de Star Wars
A emissora Canal 13, do Chile, decidiu mexer nos filmes clássicos de George Lucas e colocar cenas de personagens pegando a cerveja Cristal
Internautas estão intrigados com um canal de televisão do Chile que, há 20 anos, decidiu editar a trilogia original da saga Star Wars para inserir comerciais da cerveja Cristal. Em uma das cenas que viralizou nas redes sociais, Obi-Wan Kenobi está conversando com seu aprendiz Luke Skywalker, quando se levanta e pega uma cerveja dentro de uma tina. Mas com certeza você não viu isso no filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).
Segundo o BioBioChile, entre 2003 e 2004, quando a emissora chilena Canal 13 decidiu exibir a seus telespectadores a trilogia original de Star Wars, integrando os filmes a comerciais da cerveja Cristal, como se fizessem parte de algumas cenas.
Assim, cenas foram editadas para que Obi-Wan, R2D2, Luke Skywalker, Jabba The Hutt e até o próprio Imperador Palpatine (Darth Sidious) divulgassem o produto, em meio ao jingle da Cristal. Esse momento nos filmes servia para chamar o intervalo comercial – diferentemente do que dizem alguns usuários do X (ex-Twitter), como se as cenas editadas fossem para “evitar a interrupção do longa”.
Icônica e polêmica, a premiada campanha publicitária conhecida como “A Força está com a cerveja Cristal” chamou até a atenção do bilionário sul-africano Elon Musk, que comentou uma cena no X usando um emoji de riso.
De acordo com o BioBioChile, a campanha fez tanto sucesso que posteriormente foi replicada com o nome de “Breaking Zapping” em filmes da saga James Bond, bem como em Gladiador, Um Lugar Chamado Notting Hill e Beleza Americana.
Esse sucesso no começo dos anos 2000, especialmente em premiações internacionais, fez com que a campanha da Cristal também chamasse a atenção do diretor George Lucas, que, em setembro de 2004, fez uma denúncia perante o Conselho de Autorregulação e Ética Publicitária (Conar) do Chile por violação de direitos autorais e ao Código Chileno de Ética Publicitária. Com isso, os comerciais foram interrompidos. Posteriormente, o caso foi resolvido em favor da Lucasfilm.