Cultura

VÍDEO: aquário da China usa tubarão-baleia robô e deixa visitantes indignados

Justificativa do Xiaomeisha Sea World é que as leis chinesas proíbem a aquisição dessa espécie

Por João Paulo Martins  em 18 de outubro de 2024

Uma das atrações do aquário Xiaomeisha Sea World, que foi reaberto recentemente, era o tubarão-baleia gigante robô (Foto: Jam Press/Reprodução)

 

Depois dos cães pintados de panda em zoológico, é a vez dos visitantes de um famoso aquário da China ficarem assustados ao descobrir que a grande atração do local, um tubarão-baleia gigante, era robô.

Como mostra o jornal americano New York Post, o aquário Xiaomeisha Sea World, localizado em Shenzhen, após ficar fechado por cinco anos para passar por reforma, reabriu as portas no dia 1/10 e apresentou ao público sua grande estrela, o suposto exemplar da maior espécie de tubarão do mundo.

Na semana de reinauguração, o estabelecimento, que tem mais de 60.000 m², atraiu cerca de 100.000 visitantes, que pagaram R$ 222 por ingresso. Mas, para a decepção do público, o majestoso tubarão-baleia gigante que estava passeando pelo enorme tanque não era um animal, mas uma imitação feita pelo homem.

Segundo o jornal americano, alguns visitantes ficaram bravos com a réplica e exigiram reembolso, enquanto outros foram às redes sociais criticar o Xiaomeisha Sea World. “O local não é bom o suficiente e até o tubarão-baleia é artificial”, disse um dos visitantes, citado pelo o New York Post.

 

(Foto: Weibo/Reprodução)

 

O aquário se defendeu dizendo que gastou milhões de yuans para construir o tubarão robótico para aderir às leis chinesas que proíbem a venda de tubarão-baleia. Em 2019, a China proibiu a remoção de barbatanas de tubarão, juntamente com a captura deliberada desses peixes em mar aberto.

Ainda conforme o Xiaomeisha Sea World, a intenção nunca foi “enganar” os visitantes. “Mesmo que seja para proteger os animais, eu preferiria que eles não tivessem um falso para exibir”, comentou um visitante, citado pelo jornal.

Carregar Mais