Cultura

Sabia que existe um voo comercial na Escócia que chega a durar apenas 53 segundos? Assista o trajeto completo!

Normalmente, a viagem entre as ilhas escocesas de Westray e Papa Westray dura dois minutos

Por João Paulo Martins  em 21 de junho de 2024

A viagem é tão curta que os passageiros só sentem o avião subir, fazer uma curva e descer (Foto: Google Earth/Reprodução)

 

Enquanto um voo do Rio de Janeiro para Paris dura, em média, 11h10, existe uma viagem entre duas ilhas da Escócia que é considerada a mais curta do mundo, chegando a apenas dois minutos.

Como mostra o site americano Oddity Central, o voo LM711 da Loganair pode receber apenas oito passageiros, que se espremem em um bimotor cuja cabine é do tamanho de uma van. Não há banheiro, muito menos serviço de bordo.

Também, não se espera muito de um trajeto de apenas 2,7 km que, num dia bom, com ventos favoráveis ​​e pouca bagagem, pode durar 53 segundos. É mais rápido que o tempo que um avião comercial leva para atingir a altitude de cruzeiro (entre 9,1 km e 12,1 km).

O voo LM711 está disponível duas a três vezes por dia, e liga a ilha de Westray, no arquipélago de Orkney, no norte da Escócia, a uma ilha menor e mais remota, chamada Papa Westray.

De acordo com o Oddity Central, esse trajeto comercial, considerado o mais curto do mundo, começou a  operar em 1967. Atualmente, os passageiros viajam em uma aeronave Britten-Norman Islander, que requer apenas um piloto.

Esse voo entre as duas ilhas escocesas já foi duramente criticado por poluir o ambiente  para cobrir uma curta distância. Mas para os 600 habitantes de Westray e os 90 de Papa Westray, é uma ligação vital com outras ilhas mais povoadas. Os voos são subsidiados pelo governo escocês, enquanto os turistas podem pagar até 45 libras (cerca de R$ 300).
 

Carregar Mais