Cultura
Ritmistas da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel desfilarão carecas no Carnaval 2022
A escola de samba do Rio de Janeiro celebrará o orixá Oxóssi no desfile da Marquês de Sapucaí
Com o enredo Batuque ao Caçador, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel trará para o desfile da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no Carnaval 2022, uma homenagem ao tambor e ao orixá Oxóssi, representado pela figura de guardião e caçador. Uma das atrações do desfile será a bateria: os ritmistas terão de raspar a cabeça.
"A gente vai falar de Oxóssi, conhecido como o orixá caçador de uma flecha só. A gente tem dois momentos importantes do samba que, ao mesmo tempo que estão bem definidos na letra, também se fundem, porque Oxóssi é o padroeiro da nossa Mocidade Independente e o pelo outro lado, ele também é muito importante para a bateria da Mocidade Independente, que é uma bateria diferente que toca no estilo 'agueré', o toque para Oxóssi", diz Diego Nicolau, um dos compositores do samba-enredo, em entrevista ao site Carnavalesco.
Segundo o jornal carioca Extra, os membros da bateria da Mocidade não sabem qual fantasia vestirão na Sapucaí, mas já receberam a informação de que precisarão raspar o cabelo. Até quem usa cabelo comprido, estiro rastafári, aceitou passar a máquina zero nas madeixas em prol do amor pela escola de samba.
Um exemplo é o educador físico Carlos Augusto Ferreira, que não corta o cabelo desde 2001 e revelou ao jornal que ficará careca para celebrar Oxóssi no Carnaval 2022 pela bateria de Padre Miguel.
"Vou raspar. Sou Mocidade e estou na bateria desde 1987. A escola é minha casa. Na hora vai ser meio chocante", comenta o educador ao Extra.
Ele conta que sua esposa e os filhos de 11 e 3 anos nunca o viram sem os longos dreadlocks.
A Mocidade desfilará no sábado, dia 23 de abril, logo depois das escolas Paraíso do Tuiuti e Portela.