Cultura
Raio destrói estátua de Cristo de 33 m em Chiapas, no México
Vídeo que mostra o Cristo Pescador sendo consumido pelo fogo está circulando nas redes sociais
Na noite do último sábado (9/9), um raio destruiu a estátua do Cristo Pescador, de 33 m de altura, localizada na comunidade de La Concordia, no estado de Chiapas, no México. O monumento estava no alto do Cerro El Raspado e, como atração turística local, recebia visitantes de várias partes do mundo.
Segundo a emissora mexicana TV Azteca, o Cristo Pescador não possuía sistema de proteção contra raios, por isso, o fenômeno provocou um incêndio, que acabou destruindo totalmente a estrutura. Apesar de ter chovido na região, a água não foi suficiente para extinguir as chamas.
Vídeo que mostra a estátua sendo consumida pelo fogo logo viralizou nas redes sociais. Nele é possível ver o incêndio na estrutura, que era feita de fibra de vidro.
Como lembra a emissora, em 2020, outro raio atingiu o Cristo Pescador, provocando danos num dos braços e arrancando-lhe a cabeça. Porém, naquela ocasião, o monumento foi restaurado.
A obra foi instalada no Cerro El Raspado em 2013, e criada pelo escultor Pedro Cuya Ramos. O artista propôs uma escultura do Cristo Pescador de Homens no morro que fica antes da entrada da comunidade de La Concordia.
A construção do monumento durou um ano e exigiu 7,5 toneladas de fibra de vidro, além de 2,5 toneladas de ferro, revela a TV Azteca. No interior, os visitantes podiam subir uma escada e apreciar a paisagem pelos olhos da escultura.
Com 33 m de altura, o Cristo Pescador do México era uma das figuras mais altas do gênero. Para se ter uma noção, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro tem 38 m de altura, e fica atrás do Jesus Ubuntu Burake, em Sulawesi, na Indonésia, bem como Cristo Rei, em Swiebodzin, na Polônia, que têm pouco mais de 52 m cada. Em 2022, na comunidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, foi concluída a construção do Cristo Protetor, com 43 m de altura.