Cultura

Quadrinho do Hulk irrita fãs com suposta mensagem antissemita

Ilustrador Joe Bennett reconhece erro em seu trabalho e diz que a Marvel Comics deve corrigir a revista Immortal Hulk nº 43

Por João Paulo Martins  em 04 de fevereiro de 2021

Um quadrinho da revista Immortal Hulk nº 43 faz referência aos judeus e vem sendo criticada pelos fãs da Marvel (Foto: Marvel Comics/Reprodução)

A Marvel Comics liberou nesta quinta (4/2) a venda da revista em quadrinhos The Immortal Hulk nº 43, de Al Ewing e Joe Bennett. Existem várias mensagens ocultas na obra, com referência a autores e ilustradores como Jack Kirby, Stan Lee, Jim Starlin e Al Milgrom. No entanto, o público notou uma “mensagem” antissemita na revistinha.

Na obra, um quadrinho mostra uma joalheria cujo nome lembra o do diretor David Cronenberg, de filmes de terror, conhecido dos fãs de Hulk. Mas, em vez da placa da vitrine mostrar “jewelry” (joalheria em inglês), está escrito “jewery”, em referência a jew (judeu em inglês). Além disso, há uma estrela de Davi na vitrine.

Enquanto isso, em primeiro plano, Joe Fixit/Bruce Banner e a funcionária da loja conversam sobre o valor da joia que ele está adquirindo.

Nas redes sociais, os fãs estão considerando esse quadrinho uma calúnia antissemita e pedem um pedido de desculpas dos autores.

“Tenho incluído referências a diretores de terror famosos para homenagear o gênero ao longo da série e, em Immortal Hulk nº 43, incluí uma ao David Cronenberg. O erro ortográfico na vitrine foi sem querer, mas terrível. Como eu estava escrevendo ao contrário, eu acidentalmente soletrei a palavra errada”, esclarece o ilustrador Joe Bennett ao site americano Bleeding Cool.

“Não tenho desculpa para a forma como retratei a estrela de Davi. Não conseguia entender esse estereótipo perturbador e ofensivo. Mas, depois de ouvir vocês, agora entendo meu erro. Isso foi errado, ofensivo e doloroso de muitas maneiras. É um erro que reconheço e lamento a todos que magoei. Estou trabalhando com a Marvel para corrigir”, completa o artista.

O estranho é que os erros também passaram pela supervisão da Marvel. A arte deverá ser corrigida na versão digital, informa o site especializado, bem como para futuras impressões e coleções. 

Carregar Mais