Cultura

Por que se comemora o Dia da Sogra nesta quinta, 28 de abril?

Existem duas teorias para a celebração da data no Brasil e uma é bem bizarra

Por Da Redação  em 28 de abril de 2022

(Foto: iStock)

 

Nesta quinta (28/4) é celebrado o Dia da Sogra no Brasil. Por que foi criada a data para uma pessoa que, no imaginário popular, não costuma ser bem vista por genros e noras?

Existem duas teorias que supostamente explicam a origem do Dia da Sogra em nosso país.

A primeira remonta a 1958 e é associada ao então presidente, o mineiro Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil de 1956 a 1961. Na época, os servidores federais estariam enfrentando atrasos no pagamentos dos salários e passavam por dificuldades financeiras.

Nos momentos difíceis, quando o salário não vinha, as família acabavam sendo “salvas” justamente pelo apoio econômico das sogras. Com isso, Kubitschek teria decidido criar a data para celebrar as pessoas que serviam de base para as famílias nos momentos difíceis.

 

Teoria mais polêmica 

 

A outra teoria para o surgimento do Dia da Sogra no país está ligada a um mal entendido. Diz a lenda que um britânico que trabalhava como industrial no Brasil queria ter um zoológico em casa e decidiu incluir na coleção uma cobra sucuri. Como ainda não estava totalmente familiarizado com nosso idioma, não conseguia pronunciar corretamente a palavra “cobra” e a chamava de “sogra”.

Por volta de 1961, o presidente da época, o paulista Jânio Quadros, que governou apenas de janeiro a agosto daquele ano, decidiu dar um café da manhã especial e convidou os funcionários, pedindo que levassem esposas e sogras.

Confuso com o pedido supostamente inusitado do presidente, o industrial britânico compareceu ao café, mas em vez de levar a sogra, foi acompanhado da cobra sucuri. Ao ver a cena nada usual, e por ser muito associada a esse bicho por genros e noras, o dia 28 de abril ficou conhecida como Dia da Sogra.

Carregar Mais