Cultura

Padaria dos EUA usa apenas massa para recriar escultura de Han Solo congelado em carbonita

Inspiradas na famosa cena do filme Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), mãe e filha da Califórnia (EUA) estão chamando a atenção com a escultura inusitada

Por João Paulo Martins  em 16 de outubro de 2022

Uma padaria da Califórnia reproduziu a famosa cena do filme Star Wars: O Império Contra-Ataca, em que Han Solo fica preso em carbonita (Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)

 

Usando apenas farinha, água e açúcar, a padaria One House Bakery, que fica em Benicia, na Califórnia (EUA), cerca de 64 km ao norte de São Francisco, esculpiu e assou, após um mês de trabalho, uma escultura de 1,80 m do personagem Han Solo, de Guerra nas Estrelas (Star Wars), da famosa cena em que é congelado em carbonita. O trabalho em pão traz a expressão angustiada, os lábios contorcidos de dor e as mãos estendidas em desespero.

Como mostra o jornal americano The New York Times, a dupla responsável por essa escultura inusitada é Hannalee Pervan e sua mãe, Catherine Pervan, que chamaram a criação de Pan Solo. 

“Foi um momento de silêncio para nós juntas, quando ela não era a chefe e eu não era a mãe. Fomos apenas nós, indo trabalhar juntas”, conta Catherine ao jornal, sobre o longo processo de produção.

 

Após ser preso com a princesa Leia (Carrie Fisher), Han Solo (Harrison Ford) é “congelado” em "carbonita líquida" (Foto: Lucasfilm/20th Century Fox/Reprodução)

 

Neste domingo (16/10), a escultura foi exposta do lado de fora da One House Bakery, ao lado de um arranjo de abóboras do Halloween e um quadro-negro que traz os dizeres: “Nosso herói Pan Solo foi preso em carbonita pelo malvado Jabba the Hutt”.

“As pessoas ficaram super interessadas nela. Dá para vê-las cheirando e cutucando e pensando 'o que está acontecendo?'. Eles meio que não acreditam que é feito de massa”, comenta a confeiteira Hannalee Pervan, coproprietária da padaria, em entrevista ao The New York Times.

Ela explica que Pan Solo foi feito com massa de torta, que não leva fermento. Essa técnica da panificação, que aprendeu há alguns anos em uma conferência da Associação Nacional dos Produtores de Trigo (National Association of Wheat Growers) dos EUA. Desde então, ela usa essa massa nas decorações de Halloween.

Hannalee e Catherine se consideram nerds de ficção científica. Em 2018, de acordo com o jornal, quando abriram a padaria da família, criarma o famoso trono de ferro da série Game of Thrones (2011-2019), da emissora HBO, todo feito de baguetes, e que recebeu o nome Game of Scones.

Este ano, eles pensaram em assar Audrey II, a planta sedenta de sangue do filme A Pequena Loja dos Horrores (1986), mas temiam que não coubesse no forno. Então decidiram homenagear Han Solo, interpretado por Harrison Ford, que foi congelado em “carbonita líquida” no filme Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980).

Hannalee serviu de modelo para o corpo, que foi colocado em uma placa de compensado e depois coberto com massa. Acertar os detalhes finais não foi fácil.

“Mamãe quase me fez desistir porque eu estava obcecada com os lábios. Ela estava tipo ‘você tem que deixar pra lá’”, conta a confeiteira ao jornal americano.

Todas as esculturas de pão da One House Bakery foram criada como parte do 15º Concurso Anual de Espantalhos do Centro de Benicia, que incentiva as empresas locais a exibirem espantalhos criativos para o Halloween.

Segundo Hannalee Pervan, a criação do Pan Solo foi particularmente significativo para ela porque perdeu muito do olfato e paladar após contrair coronavírus em janeiro de 2021. Ela sempre encontrou prazer nos cheiros e sabores da cozinha e sonhava em ser confeiteira desde os 10 anos, revela o The New York Times.

(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
(Foto: Instagram/onehousebakery/Reprodução)
Carregar Mais