Cultura

Nesta quinta é celebrado o 125º aniversário de lançamento do livro Drácula, de Bram Stoker

A obra deu origem a um filme clássico foi inspirada em vários locais da Escócia, durante as férias do escritor irlandês

Por João Paulo Martins  em 26 de maio de 2022

Gary Oldman interpretou Drácula no clássico de 1992, baseado na obra de Bram Stoker (Foto: American Zoetrope/Columbia Pictures/Reprodução)

 

Sabia que vários lugares da Escócia, no Reino Unido, inspiraram o escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912) a escrever seu clássico Drácula, que celebra 125 anos nesta quinta-feira (26/5)?

Como mostra o jornal escocês The National, a Escócia desempenhou um papel crucial na criação da história clássica enquanto o escritor estava de férias no norte do país. Locais em Edimburgo, capital escocesa com ruas estreitas e escuras, Scottish Borders e Glasgow têm ligações com Stoker.

Mas talvez o impressionante castelo de Aberdeenshire, que fica no topo de uma falésia, seja o ponto turístico mais ligado à história do famoso vampiro baseado no príncipe romeno Vlad III (1431-1476), o empalador.

Acredita-se que o Castelo de Slains, perto de Cruden Bay, Aberdeenshire, tenha inspirado o castelo do conde Drácula – especificamente uma sala em forma de octógono descrita no livro, revela o jornal escocês. As assinaturas do escritor no livro de visitas, em 1894 e 1895, ainda podem ser vistas pelo público.

Bram Stoker começou a escrever a clássica obra (publicado em 1897) enquanto estava hospedado no hotel Kilmarnock Arms, vizinho ao castelo.

Infelizmente o Castelo de Slains está em ruínas e só pode ser visitado por fora, por motivos de segurança.

Segundo o The National, o 125º aniversário da obra Drácula faz parte do chamado Ano das Histórias da Escócia, que celebra e promove a riqueza de histórias inspiradas, escritas ou criadas em território escocês.

O livro foi adaptado para o cinema em 1992, com o título Drácula de Bram Stoker. O personagem principal foi interpretado por Gary Oldman (Batman: O Cavaleiro das Trevas e O Espião que Sabia Demais). Dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão e Apocalypse Now), o longa traz um elenco de peso, que inclui Anthony Hopkins, Keanu Reeves e Winona Ryder.

Carregar Mais