Cultura

Mexicano recria em 3D seu cachorro de estimação, que morreu, e vídeo viraliza na web

As cenas mostram como a realidade virtual consegue reproduzir a cena da cadela dormindo tranquilamente na praia

Por Da Redação  em 10 de novembro de 2023

Cadela Sam faleceu há sete meses, mas seu tutor consegue matar a saudade dela virtualmente (Foto: Twitter/Wolkwhisky/Reprodução)

 

A inteligência artificial (IA) não é algo do futuro, mas uma realidade em diversas áreas. Um exemplo é a capacidade da tecnologia de transformar imagens unidimensionais em 3D. Essa ferramenta está chamando a atenção no X (ex-Twitter), após um usuário compartilhar o vídeo em que sua cadela já falecida parece ter “ganhado vida”.

As imagens tridimensionais da pet dormindo foram criadas pelo designer mexicano Daniel, que é acostumado a usar a unreal engine, ferramenta para criar jogos em 3D. Segundo ele, isso foi possível porque, há dois anos, ele escaneou sua cadela Sam, que, infelizmente, morreu sete meses atrás. Mas graças ao arquivo de 14 segundos, o tutor pode “se reunir” virtualmente com o falecido animal.

“Eu ainda a visito nessa cena de praia que fiz no unreal engine em realidade virtual, porque nossa última viagem deveria ser de férias curtas na praia, mas a saúde dela nos impediu de ir”, explica Daniel na publicação feita no X e que já conta com mais de 645.000 visualizações.

Na gravação que viralizou, é possível ver Sam deitada na areia, sobre uma manta, dormindo tranquilamente. Nela, temos a visão em primeira pessoa, como se fosse o tutor ao lado de seu pet num dia de praia.

Um usuário do X perguntou para o mexicano se essa recriação em 3D da foto o ajudava a lidar melhor com a tristeza e a dor da perda do animal de estimação. Daniel respondeu que era bom ter esse tipo de memória, diferente de uma foto, porque era possível vê-la em tamanho real, “quase como se estivesse lá”.

Carregar Mais