Cultura

Jogo multiplayer online no NES? Após 40 anos, console da Nintendo deve receber cartucho inovador

Empresa francesa cria jogo intitulado Super Tilt Bro., uma cópia de Super Smash Bros., que permitirá a conexão por wifi no antigo console

Por João Paulo Martins  em 28 de abril de 2023

O game Super Tilt Bro. é baseado em Super Smash Bros., da Nintendo (Foto: Sgadrat.itch.io/super-tilt-bro/Reprodução)

 

Há quase 40 anos, a Nintendo revolucionou o mercado de jogos eletrônicos ao lançar o console Famicon (conhecido nos EUA como Nintendo Entertainment System ou NES). O sistema simples de apenas oito bits conquistou milhões de fãs. Agora, um anúncio feito pelo pequeno estúdio de criação de jogos francês Broke Studio está viralizando na internet. A empresa pretende lançar um cartucho do game Super Tilt Bro. (baseado no Super Smash Bros.) voltado para o modo multiplayer online – algo inimaginável no NES.

Como lembra o site americano Gizmodo, a conectividade com a internet não era comum nos anos 80, mas a versão japonesa do console, o Famicom, permitia conexão limitada por meio do Family Computer Network System, que foi lançado no Japão em 1988. Era um modem em forma de cartucho que, por meio da rede de telefonia, fazia com que o console da Nintendo oferecesse serviços digitais como boletins meteorológicos, mercado de ações e até macetes para serem usados nos games. Não foi um sucesso comercial.

Super Tilt Bro. é de luta de plataforma (Foto: Sgadrat.itch.io/super-tilt-bro/Reprodução)

 O curioso é que o Super Tilt Bro. não precisa desse artifício para o multiplayer online. Seu moderno cartucho possui uma placa atualizada com o chip wi-fi ESP8266, uma antena e um FPGA que permite que o NES tradicional acesse a internet. É um jogo de luta de plataforma, uma recriação simplificada de Super Smash Bros.. Toda a configuração do wifi ocorre dentro do próprio menu do game, bem como configurações de partida, permitindo que os jogadores criem até torneios com senhas para disputas entre amigos.

Embora o Super Tilt Bro. esteja pronto, a Broke Studio criou um perfil no site de financiamento coletivo (crowdfunding) Kickstarter para ajudar a cobrir os custos de fabricação do hardware. Quem quiser colocar as mãos em um dos cartuchos, que devem ser enviados em abril de 2024, precisa gastar 55 euros (cerca de R$ 300) – além do game, serão fornecidos também caixa e manual, história em quadrinhos digital e uma cópia da trilha sonora.

É importante lembrar que, mesmo com protótipos e jogo finalizados, sempre há um risco quando se trata de apoiar algo por meio de crowdfunding. Podem ocorrer atrasos inesperados na produção, embora a entrega prevista para abril de 2024 pareça ser suficiente para a Broke Studio lidar com quaisquer imprevistos. Além disso, lembre-se de que qualquer produto de financiamentos coletivos pode ser cancelado – o que já aconteceu várias vezes.

Carregar Mais