Cultura

Indiana aprende a ler e escrever aos 104 anos e surpreende a internet

O caso de Kuttiyamma, que vive em Kerala, no sudoeste da Índia, serve de exemplo para muita gente que não completou os estudos

Por João Paulo Martins  em 03 de dezembro de 2021

Kuttiyamma é uma indiana que aprendeu a ler e escrever aos 104 anos (Foto: BBC/Reprodução)

 

A indiana Kuttiyamma, de 104 anos, que vive na região de Kerala, no sudoeste do país, acaba de ser aprovada no exame estadual de alfabetização. Segundo o jornal indiano The Times of India, a senhora foi aprovada com louvor ao marcar 89 de um total de 100 pontos.

Ela está chamando a atenção na internet por ser uma das pessoas mais velhas do mundo a ser alfabetizada. Kuttiyamma só aprendeu a ler e escrever com 104 anos e, no início de novembro, conseguiu ser aprovada no curso que equivale ao ensino fundamental, com habilidade para escrever o próprio endereço e matemática básica.

De acordo com o periódico, a idosa nunca frequentou uma escola e ainda assim conseguiu tirar notas máximas na prova de matemática do exame estadual.

Rehna John, a professora que ajudou na alfabetização de Kuttiyamma, diz ao The Times of India que a senhora era uma aprendiz entusiasmada. “As aulas geralmente eram realizadas à noite. Ela costumava esperar por mim antes do horário já com os livros nas mãos. Tinha que falar mais alto com ela, pois tem problemas de audição e visão. Ainda assim, as aulas que duraram três meses decorreram sem problemas”, explica Rehna, que também é vizinha da idosa de 104 anos.

O jornal indiano conta que Kuttiyamma se casou aos 16 anos e o marido, TK Konthi, faleceu em 2002. O casal teve cinco filhos e, agora, ela vive com o primogênito Gopalan na cidade de Ayarkunnam.

“Idade não é barreira para o conhecimento. Com o maior respeito e amor, desejo o melhor a Kuttiyamma e a todos os outros novos alunos”, diz V. Sivankutty, secretário de estado da educação, em publicação feita no Twitter no dia 12 de novembro.

Carregar Mais