Cultura

Flórida bane 41 livros de matemática por suposta "doutrinação" de conteúdos considerados "inadequados"

Entre os temas proibidos pelo governo de Ron DeSatins está a "aprendizagem socioemocional"

Por Da Redação  em 18 de abril de 2022

(Foto: Freepik)

 

O Departamento de Educação da Flórida, nos EUA, decidiu banir 41% dos livros de matemática sugeridos para inclusão no currículo escolar de 2023. Segundo o jornal local Tampa Bay Times, dezenas de livros didáticos não serão adotados por supostamente incluírem temas como “teoria racial crítica”, “aprendizagem socioemocional” e outros assuntos considerados inadmissíveis pelo governo republicano de Ron DeSantis e que estão sendo retirados das escolas públicas.

Dos 132 livros analisados, 54 foram banidos por não atenderem aos novos padrões acadêmicos do estado americano, segundo comunicado divulgado pelo departamento na última sexta (15/4).

A entidade cita “doutrinação” em sua declaração sobre os livros, mas não fornece exemplos de título proibidos.

“Parece que alguns editores tentaram aplicar uma camada de tinta sobre seus fundamentos para se adaptar ao Common Core [currículo comum] e doutrinar conceitos como o essencialismo racial [fixação da raça], especialmente, bizarramente, para alunos do ensino fundamental”, afirma o governador Ron DeSantis, citado pelo comunicado do Departamento de Educação da Flórida.

“Agradeço que o comissário Corcoran [Richard Corcoran, secretário de educação] e sua equipe do departamento tenham realizado uma verificação completa desses livros didáticos para garantir que eles cumpram a lei”, completa o polêmico governador da Flórida.

Carregar Mais