Cultura

Emu que viralizou no TikTok pega gripe aviária e deixa fãs preocupados

A ave chamada Emmanuel está sendo tratada 24 horas pela dona, a fazendeira americana Taylor Blake

Por João Paulo Martins  em 17 de outubro de 2022

Os vídeos do emu Emmanuel atrapalhando as gravações da fazendeira Taylor Blake viralizaram no TikTok (Fotos: TikTok/Knucklebumpfarms/Reprodução)

 

Fãs estão preocupados com a saúde de Emmanuel, o emu ou ema-australiana (Dromaius novaehollandiae) que se tornou viral no TikTok ao atrapalhar os vídeos educativos da fazendeira americana Taylor Blake, dona da propriedade Knuckle Bump Farms. Ele foi diagnosticado com gripe aviária (H5N1) e sua difícil recuperação vem sendo compartilhada nas redes sociais.

O carismático emu foi uma das dezenas de vítimas da doença na fazenda localizada no sul da Flórida (EUA), de acordo com informações divulgadas por Taylor no Twitter no último sábado (15/10).

Emmanuel teria contraído o vírus ao entrar em contato com um bando de gansos egípcios selvagens em Knuckle Bump Farms, apesar dos esforços da fazendeira para deixá-los separados, informa o jornal americano New York Post.

“A certa altura, havia cerca de 50 gansos que voavam todas as noites, ao mesmo tempo. Nós os perseguíamos e eles retornavam na escuridão da noite”, conta a americana, explicando que a gripe aviária fez com que a fazenda perdesse 99% de seus pássaros.

Ao conversar com as autoridades do estado da Flórida, ela foi informada que a estimativa é que a água parada proveniente da passagem do furacão Ian pode ter ajudado na propagação do vírus.

“Eu farei qualquer coisa e me endividar para salvar a vida dele [Emmanuel]”, diz Taylor Blake sobre seu amado animal de estimação, explicando aos fãs no Twitter que um veterinário foi capaz de sedar e estabilizar Emmanuel até que um especialista em aves pudesse analisá-lo. “Tratando dele 24 horas por dia desde quarta-feira [12/10]", completa a americana.

Devido às inúmeras variantes da gripe aviária, pode ser impossível vacinar pássaros, explica Blake, citada pelo New York Post, observando que Emmanuel apresenta danos nos nervos da perna e do pé direito. “Tudo o que importa para mim é salvá-lo”.

Taylor conta que o emu está estável e seus sintomas neurológicos diminuíram, mas que ainda não come ou bebe de forma independente. Em vez disso, ela deve alimentá-lo com líquidos a cada duas horas.

“Estou tão impressionada com o apoio de milhares de pessoas em todo o mundo, que estão orando e nos ajudando. Posso não ter dormido há dias, mas esta garota está se sentindo incrivelmente abençoada. Minha gratidão e esperança são inabaláveis! Obrigado. Só para esclarecer, tomei todas as precauções recomendadas pelo FDA [Food and Drugs Administration, espécie de Vigilância Sanitária dos EUA]. Temos higienizados de pés em todos os portões, onde os pés devem ser mergulhados antes e depois de entrar no pasto. Nossa fazenda está em quarentena completa há 150 dias. Ninguém, exceto minha família, é permitido na propriedade. Minha namorada e eu não fomos a lugar nenhum. Não ficamos perto de ninguém. Vamos ao celeiro e voltamos para casa. Estamos constantemente higienizando e lavando mãos, roupas e corpos. Emmanuel fica nervoso sempre que nos aproximamos dele usando máscara. Ele não entende, e é extremamente estressante para ele”, esclarece a fazendeira em tuites compartilhados no último domingo (16/10).

Para quem não sabe, por volta de junho deste ano, Emmanuel e Taylor Blake se tornaram virais nas redes sociais com as engraçadas tentativas de gravar vídeos educacionais sobre os animais da fazenda. Sempre que a americana iniciava uma gravação, o emu aparecia de forma inesperada para atrapalhar.

No TikTok, o canal da fazenda Knuckle Bump Farms já acumula 2,4 milhões de seguidores e 46,4 milhões de visualizações.

Carregar Mais