Cultura
Doodle do Google homenageia médico criador da máscara N95
A logo comemorativa do buscador celebra os 142 anos de nascimento do epidemiologista Wu Lien-teh
O Doodle (logomarca comemorativa) do buscador Google nesta quarta (10/3) está homenageando o 142º aniversário do inventor da máscara cirúrgica, o epidemiologista sino-malaio Wu Lien-teh.
O especialista nasceu em 1879 em um dos territórios britânicos da cidade de Penang, na Malásia. Aos 17 anos, ele mudou para a Inglaterra e se tornou o primeiro estudante de Medicina descendente de chineses na Universidade de Cambridge, tendo recebido a bolsa de estudos da rainha Victoria.
Lien-teh passou algum tempo estudando no hospital St Mary’s, em Londres, e depois continuou seus estudos na Escola de Medicina Tropical de Liverpool, no Instituto Pasteur, na França, na Universidade de Halle, na Alemanha, e no Instituto Selangor, na Malásia.
O epidemiologista então se tornou o primeiro aluno do Instituto de Pesquisa Médica de Kuala Lumpur, em setembro de 1903.
Apesar de o Império Britânico impedir que pessoas de diferentes nacionalidades recebessem cargos importantes em suas colônias, Wu Lien-teh teve uma carreira médica de sucesso.
Em 1911, o governo chinês convidou o médico para investigar uma doença misteriosa que tinha taxa de mortalidade de 99,9%. Trata-se da agora conhecida peste pneumônica ou peste da Manchúria, que ceifou 60.000 vidas.
O epidemiologista foi capaz de determinar que a doença estava se espalhando pelo ar e, assim, desenvolveu uma proteção facial (máscara cirúrgica) que seria a precursora da conhecida N95, muito usada na pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).