Cultura

Disney volta atrás e libera beijo gay na animação Buzz Lightyear

A decisão de manter a cena de afeto entre duas personagens do filme da Pixar partiu do CEO da Disney, Bob Chapek

Por Da Redação  em 23 de março de 2022

A animação Buzz Lightyear deve chegar aos cinemas em junho deste ano (Foto: Disney/Pixar/Reprodução)

 

O filme de animação Buzz Lightyear, da Disney e produzido pela Pixar, deve estrear só em junho, mas já causou polêmica devido a uma cena de beijo homossexual ter sido removida do longa. Agora, segundo o site americano GameRant, o momento foi restaurado.

A animação da Disney é estrelada por Chris Evans (Capitão América: O Primeiro Vingador), que faz o vigilante espacial Buzz Lightyear, versão humana que deu origem ao brinquedo que faz sucesso nos longas da série Toy Story. Na nova produção da Pixar, uma personagem feminina aparece em um relacionamento com outra mulher. O estúdio originalmente planejou uma cena em que Hawthorne, a personagem em questão (interpretado por Uzo Aduba), beija sua parceira, informa o GameRant, mas o estúdio fundado por Walt Disney, supostamente, pediu para retirar a cena.

Em comunicado reproduzido no Twitter, o CEO da Disney, Bob Chapek, devido à controversa lei “Don't Say Gay” (Não Diga Gay, em tradução livre) do estado da Flórida (EUA), que inibe as discussões sobre temas LGTBQI+ em escolas infantis, exigiu a restauração do momento do beijo na versão final do filme. Reações dos funcionários da Pixar também parece ter desempenhado um papel importante nessa atitude, de acordo com o site americano. Eles chamaram a atenção para décadas de supressão de “afetos abertamente gays” nas animações da Disney, apesar de muitos tentarem emplacar conteúdos inclusivos.

 

 

O beijo gay da animação Buzz Lightyear pode estabelecer um importante precedente para o futuro da gigante americana do entretenimento.

 

 

O novo filme em computação gráfica contará a história épica de Buzz Lightyear, o jovem piloto humano que se tornou um cadete espacial e inspirou uma linha exclusiva de brinquedos. Os fãs de Toy Story poderão ver os lugares e personagens que inspiraram a nave de Buzz e o vilão Zurg.

A direção do filme está a cargo de Angus MacLane, que codirigiu Procurando Dory e participou de sucessos da Pixar como WALL-E a Ratatouille. A aventura, no entanto, foi escrita por Pete Docter, a mente por trás de Up, Divertida Mente e Soul.

Carregar Mais