Cultura

Dinossauro encontrado na Argentina é “protagonista” do novo filme Jurassic World: Dominion

Os personagens vividos por Chris Pratt e Bryce Dallas-Howard terão de lutar contra dinossauros perigosos como o Giganotosaurus

Por João Paulo Martins  em 10 de abril de 2022

Cena de Jurassic World: Dominion em que Chris Pratt encontra dois Giganotosaurus (Foto: YouTube/Jurassic World/Reprodução)

 

O filme mais recente da saga Jurassic Park, intitulado Dominion, terá como um dos dinossauros principais uma espécie enorme que foi descoberta na Argentina. Trata-se do Giganotosaurus carolinii, réptil pré-histórico que habitou o planeta entre 100 e 105 milhões de anos atrás, na segunda parte do período Cretáceo Médio Inferior.

De acordo com o site do Australian Museum, o Giganotosaurus pertence ao mesmo grupo dos alossauros da América do Norte e possui três dedos em cada mão. Quando foi revelado em 1995, retirou do Tyrannosaurus rex o título de maior dinossauro carnívoro.

Medindo cerca de 15 m de altura, o Giganotosaurus pesava cerca de 10 toneladas e, possivelmente, vivia em grupos familiares, já que, pelo menos, quatro desses dinossauros de idades variadas foram encontrados em um sítio arqueológico na Argentina.

Para se ter uma ideia da ferocidade desse enorme carnívoro, cada dente dele tinha 15 cm de comprimento e era curvo como uma adaga. No entanto, não foi possível provar que era um predador, já que cientistas acreditam que ele se alimentava de animais mortos.

Com os músculos do pescoço, poderia rasgar qualquer coisa que mordesse e, com o tamanho da boca, devoraria um humano adulto em posição fetal.

Essas informações só foram possíveis graças à descoberta de 70% do corpo de um Giganotosaurus fossilizado na província argentina de Neuquén, na região da Patagônia.

Devido à sua aparência monstruosa, os produtores do filme Jurassic World: Dominion o escolheram para se tornar o novo “inimigo” dos protagonistas.

 

 

Papel que desempenhará em Jurassic World

 

Como o diretor Colin Trevorrow disse em entrevista ao site Empire em 2021: “Eu queria algo que parecesse o Coringa, que quisesse ver o mundo ser destruído”. Nesse sentido, ele definiu o dinossauro como “uma besta que causa terror”.

No entanto, não seria o primeiro dinossauro argentino da saga, já que, em Jurassic World: The Fallen Kingdom (2018), aparece um Carnotaurus, um terópode nativo de Chubut, também na região da Patagônia, cujos fósseis foram encontrados em 1985.

Esse animal ocupou um papel mais secundário, mas, agora, o Giganotosaurus se tornará o verdadeiro inimigo dos personagens interpretados por Chris Pratt e Bryce Dallas-Howard, que terão que lutar contra os dinossauros que escaparam do santuário e estão ameaçando as cidades de todo o planeta.

Carregar Mais