Cultura

Dia 6 de janeiro: os reis magos não eram três nem se chamavam Melchior, Gaspar e Baltazar

No Dia de Reis, saiba como a Bíblia retrata os sábios do oriente que foram visitar o menino Jesus e levar ouro, incenso aromático e mirra

Por João Paulo Martins  em 06 de janeiro de 2022

Os reis magos não eram três nem se chamavam Melchior, Gaspar e Baltazar (Foto: Wikimedia/Abraham Cresques/Creative Commons)

 

No dia 6 de janeiro, a Igreja Católica celebra o Dia de Reis, em homenagem aos reis magos, que, segundo a Bíblia cristã, viajaram pelo deserto do Oriente Médio para visitar o menino Jesus e levar oferendas. Porém, será que a história que conhecemos está certa?

Segundo a tradição cristã, três magos do oriente montados em camelo, cavalo e elefante empreenderam a jornada guiados por uma estrela brilhante para adorar a Jesus Cristo que acabara de nascer.

Especificamente no Evangelho de Mateus, no Novo Testamento, a existência de magos que desejavam conhecer Jesus é mencionada, porém não há menção aos nomes de Melchior, Gaspar e Baltasar; como esses personagens são amplamente conhecidos.

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. Dizendo: onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”, diz Mateus 2:1,2.

Também nessa passagem bíblica o número de magos viajantes não é especificado. Na conversa com o rei Herodes (37 a.C a 4 a.C.), ao confirmarem o nascimento do Messias, o governante disse aos sábios: “Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-me, para que também eu vá e o adore”, como consta em Mateus 2:8.

Ao final do encontro com o rei, os magos foram embora, seguindo a estrela que tinham visto e que estava à frente deles no céu. Finalmente chegaram ao lugar onde a Criança estava. Então, os sábios do oriente entraram na residência e viram a criança com Maria, sua mãe. Ajoelhados, eles o adoraram, abriram os baús e ofereceram ouro, incenso aromático e mirra ao pequeno Cristo.

Após serem avisados em sonho das intenções do rei Herodes, que queria acabar com a vida de Jesus porque ele tinha ciúmes do nascimento do “novo Rei dos judeus”, voltaram para suas terras por outro caminho e nunca mais se ouviu falar deles.

Foi assim que, ao ver que os sábios não voltavam, Herodes decidiu matar todas os bebês do sexo masculino com menos de dois anos.

Como podemos ver, o Evangelho de Mateus não especifica o número de magos. Nem é dito que eles eram reis, nem seus nomes são mencionados. Só aparece no texto bíblico o número de oferendas ofertadas aos menino Jesus.

 

O que significam os presentes?

 

Cada um dos presentes oferecidos pelos magos a Jesus remete a uma qualidade dEle. Ouro, porque é o rei dos reis; o incenso aromático, porque é a oferenda aos deuses e destaca seu caráter divino; e a mirra, que servia para ungir os mortos, devido ao corpo mortal de Jesus.

Carregar Mais