Cultura

Conhece a lenda de utsuro-bune, da suposta visita de uma alienígena ao Japão?

Uma estranha mulher chegou na costa japonesa no início do século XIX em uma embarcação misteriosa e falando uma língua desconhecida

Por João Paulo Martins  em 25 de abril de 2022

A lenda utsuro-bune conta a história da mulher misteriosa que falava um idioma desconhecido e chegou à costa do Japão em um navio redondo nada comum (Foto: Wikimedia/Hyoryu-ki-shu (Archives of Castaways)/Creative Commons)

 

Em 22 de fevereiro de 1803, um “barco” misterioso apareceu na costa do Japão. Era algo que os pescadores da época nunca haviam visto: embarcação em forma de disco, com janelas em cima e tiras de metal embaixo. Dentro eles encontraram uma escrita estranha gravada nas paredes, tecidos incomuns que compararam a lençóis ou carpetes, e uma passageira, uma mulher jovem e bonita segurando uma caixa quadrada. Ela tinha cabelos ruivos e pele rosa pálida, e usava roupas finas, também feitas de tecidos estranhos.

A estranha visitante falava uma língua desconhecida e se recusou a revelar o conteúdo da caixa que segurava. Esse relato, como mostra o site americano de curiosidades HowStuffWorks?, costuma ser associado à visita de alienígenas e faz parte da lenda conhecida como “utsuro-bune”, que significa “navio oco” em japonês.

Na ocasião, os pescadores acreditaram que a mulher era uma princesa de uma terra estrangeira, exilada por ter tido um caso com um camponês. Talvez ela carregasse a cabeça de seu falecido amante na caixa e, por isso, a protegesse com tanto cuidado. Por fim, os pescadores decidiram colocá-la de volta no navio e deixá-la à deriva para encontrar seu destino, informa o site especializado.

Muitas pessoas acreditam que essa lenda reflete um encontro com alienígena e não uma mulher. O barco obviamente não era um óvni, porque não voava, mas poderia ter sido um ósni, ou objeto submarino não identificado. A evidência mais convincente é a própria embarcação. Nos textos que descrevem o incidente, os homens comparavam o navio a uma panela de arroz ou a um incensário. As faixas de metal e as janelas de vidro duro não eram nada que os pescadores tivessem visto antes.

Além disso, de acordo com o HowStuffWorks?, a escrita presente nas paredes da embarcação foram comparadas aos símbolos alienígenas encontrados na nave que teria se acidentado na cidade americana de Roswell, no Novo México, em julho de 1947. A escrita também se assemelha  à dos relatos do avistamento de óvni na floresta de Rendlesham, em Suffolk, no Reino Unido, no final de dezembro de 1980, conforme acreditam os teóricos da conspiração.

Apesar dessa teoria fantástica, há explicações mais plausíveis. Segundo o site americano, uma explicação para a estranha visitante da lenda utsuro-bune é que a mulher era russa e vinha persuadir os japoneses a negociar com eles – ou mesmo espioná-los. O alfabeto cirílico pode ter sido confundido com símbolos aleatórios.

O incidente ocorreu durante o período Edo (1603-1868), quando as fronteiras do Japão eram estritamente controladas e o país negociava apenas com a China e a Holanda. Esse isolamento também poderia explicar por que o navio parecia tão desconhecido para os pescadores. O formato redondo da embarcação não eram incomum na época, mas as faixas de metal e o vidro, sim, eram pouco usados.

Nesse caso, conforme o HowStuffWorks?, a explicação mais simples é que um barco redondo de toras foi coberto com uma cúpula para torná-lo mais navegável.

Carregar Mais