Cultura

Com ascensão de Charles III ao trono do Reino Unido, conheça os próximos da fila de sucessão

Em caso de morte ou abdicação de Charles III, seu primogênito príncipe William seria o primeiro na fila para se tornar rei

Por João Paulo Martins  em 09 de setembro de 2022

Aos 73 anos, Charles III se tornou o mais velho a herdar o trono britânico (Foto: Wikimedia/The White House/Domínio Público)

 

Logo após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, anunciada na última quinta (8/9), seu filho mais velho, o então príncipe Charles, imediatamente se tornou o novo rei do Reino Unido e chefe da Commonwealth, uma associação de 56 países independentes e 2,4 bilhões de pessoas. Em 14 dessas nações, além do Reino Unido, o rei Charles III é considerado chefe de estado, incluindo Austrália, Canadá e Jamaica.

Como explica o site cipriota Amo Mama, existem dois papéis na linha sucessória britânica: o herdeiro e o “sobressalente”, que não é bem entendido por muitos, inclusive pela própria realeza. O herdeiro assume o trono vago, enquanto o sobressalente exerce o papel de garantidor da continuidade da família no poder, caso aconteça algo com o herdeiro.

Apesar de a coroação de Charles III ainda demorar, possivelmente será realizada em 2023. Nas primeiras 24 horas após a morte da rainha, Charles será oficialmente proclamado rei. Isso acontece no palácio St. James, em Londres, em frente a um corpo cerimonial, composto por vários membros, incluindo comissários da Commonwealth e o lorde prefeito da capital inglesa.

O rei não costuma comparecer nessa reunião. Nela será anunciada em voz alta o novo comandante da realeza britânica. A proclamação pode variar, mas tradicionalmente tem sido uma série de orações e promessas, elogiando o monarca anterior e prometendo apoio ao novo. Essa proclamação será assinada por várias figuras importantes, incluindo o primeiro-ministro e o arcebispo de Canterbury.

 

Confira quem passa a ser herdeiro do trono do Reino Unido: 

 
Primogênito da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, duque de Edimburgo, Charles Philip Arthur George, de 73 anos, virou rei logo após o falecimento da mãe. Ele adotou o nome Charles III.

O irmão mais novo de dele, o príncipe Andrew Albert Christian Edward, de 62, duque de York, era o primeiro “sobressalente”.

Agora, em caso de morte ou abdicação de Charles III, ele será sucedido por seu filho mais velho, fruto do casamento com lady Diana Frances Spencer, o príncipe William Arthur Philip Louis, de 40 anos, duque da Cornualha.

Por sua vez, William passará o poder para seu primogênito, o príncipe George Alexander Louis, atualmente com 9 anos, filho de Katherine Middleton.

O “sobressalente” do príncipe William é seu irmão mais novo, o príncipe Henry Charles Albert David, de 37 anos, o duque de Sussex – título que detinha até fevereiro de 2021, quando decidiu deixar a vida real para sempre. Mas quando se trata de ocupar o trono britânico, príncipe Harry cai para quinto lugar.

Isso porque ele é precedido pela filha de 7 anos de William e Kate Middleton, a princesa Charlotte Elizabeth Diana, que é a terceira da fila sucessória, seguida por seu irmão de apenas 4 anos, o príncipe Louis Arthur Charles, que é o quarto possível sucessor do avô Charles III.

Na sexta e na sétima posição da fila de sucessão ao trono do Reino Unido estão, respectivamente, os filhos de Harry e Meghan Markle, Archie Harrison Mountbatten-Windsor, de 3 anos, e sua irmã Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, de 1 ano.

Em seguida aparece o irmão do príncipe Charles, o príncipe Andrew, em oitavo lugar.

Na nona e na 10ª posição da linha sucessória estão, respectivamente, a princesa Beatrice Elizabeth Mary, de 34 anos, e sua irmã, a princesa Eugenie Victoria Helena, de 32, filhas de Andrew e Sarah Ferguson.

O 11º herdeiro ao trono de Charles III é o filho da princesa Eugenie com Jack Brooksbank, August Phillip Hawke Brooksbank, de 1 ano.

A 12ª posição é ocupada pelo príncipe Edward Anthony Richard Louis, de 58 anos, o conde de Wessex, filho mais novo da falecida rainha Elizabeth II.

Na sequência da fila sucessória está James Alexander Philip Theo, de 14 anos, o visconde de Severn, filho de Edward e Sofia Rhys-Jones, que é o 13º herdeiro do trono britânico.

Em 14º quinto lugar está a filha do príncipe Andrew, lady Louise Alice Elizabeth Mary Mountbatten-Windsor, de 18 anos.

A única filha da rainha Elizabeth, a princesa real Anne Elizabeth Alice Louise, de 72 anos, é a herdeira de número 15. Ela poderia ser sucedida por seu único filho, Peter Mark Andrew Phillips, de 44, fruto do casamento com Mark Phillips.

Os últimos lugares na linha sucessória da monarquia britânica estão ocupados pelos filhos de Peter e Autumn Kelly: Savannah Anne Kathleen, de 11 anos, é a primogênita e primeira tataraneta da rainha Elizabeth. Ela é a 17ª herdeira, seguida por sua irmã Isla Elizabeth Phillips, de 10 anos, que ocupa o 18º lugar.

Finalmente, a 19ª e última posição na linha sucessória do Reino Unido é ocupada por Zara Anne Elizabeth Phillips, de 41 anos, a única filha da princesa real Anne.

Carregar Mais