Cultura

China inaugura a maior estação ferroviária de passageiros da Ásia

Com 400.000 m², a central de trens de Fengtai, em Pequim, comporta até 14.000 passageiros esperando embarque

Por João Paulo Martins  em 20 de junho de 2022

A nova estação de trem da China comporta 14.000 passageiros aguardando embarque (Foto: Xinhua/Divulgação)

 

China acaba de inaugurar, nesta segunda (20/6), a maior estação ferroviária de passageiros da Ásia, no distrito de Fengtai, a sudoeste de Pequim. Foram quase quatro anos de reconstrução, informa o site chinês CGTN.

A estação tem uma área bruta de quase 400.000 m², mais que o dobro do tamanho da Cidade Proibida (palácio imperial) na capital da China.

O novo terminal comporta várias linhas de trens, tanto de alta velocidade quanto convencionais. É a primeira estação ferroviária do país com estrutura de dois andares disponível para transporte de alta velocidade.

Os principais destinos atendidos pela estação de Fentai são Pequim, Guangzhou (na província de Guangdong), e Kowloon, em Hong Kong. Um total de 120 trens foram colocados em serviço na fase preliminar de operação, revela o CGTN.

 

(Foto: Xinhua/Divulgação)

 

A estação pode acomodar até 14.000 passageiros por hora aguardando o embarque, em suas 32 plataformas e 32 trilhos. São quatro andares no térreo e três no subsolo, com trens de alta velocidade no topo, convencionais no térreo e metrôs no subsolo.

A Estação Ferroviária Fengtai foi construída em 1895, sendo a mais antiga do gênero na capital chinesa. Costumava ser um importante centro de transporte no norte da China, fornecendo serviços de passageiros e frete. Após 115 anos de operação, fechou em 2010 em meio ao rápido desenvolvimento da cidade e da ferrovia. A reconstrução e expansão começaram em setembro de 2018, informa o CGTN.

Carregar Mais