Cultura

Benzema será vítima da "maldição" da Bola de Ouro na Copa do Mundo do Catar?

Desde 1966, no Mundial da Inglaterra, o vencedor da Ballon d'Or no ano anterior não conquista a taça da Copa com sua seleção

Por João Paulo Martins  em 14 de novembro de 2022

O atacante francês Karim Benzema pode dar adeus ao título da Copa do Catar, segundo a “maldição” da Bola de Ouro (Foto: Instagram/karimbenzema/Reprodução)

 

O craque argentino Lionel Messi, de 35 anos, já ganhou sete prêmios Ballon d'Or (Bola de Ouro), como o melhor jogador de futebol do mundo pela revista francesa France Football e pela Fifa. Ainda assim, o atacante do Paris Saint-Germain (PSG), que atua com Neymar Jr. e Kyllian Mbappé, nunca levantou uma taça da Copa do Mundo pela Seleção Argentina.

Em 2022, a excelente atuação do atacante francês Karim Benzema, de 34, no clube espanhol Real Madrid, levou à conquista do título de La Liga (Campeonato Espanhol) e da Champions League (Liga dos Campeões). Não só isso, ele terminou como artilheiro das duas competições. Naturalmente, uma campanha como essa só poderia fazer com que o francês conquistasse a Ballon d'Or de 2022, a primeira de sua carreira.

Ganhar a Bola de Ouro é, sem dúvida, um dos momentos cruciais da carreira de qualquer jogador. No entanto, Benzema pode ter “sacrificado” a Copa do Catar para a França e liberado o terreno para Messi finalmente conquistar o Mundial da Fifa com a Seleção Argentina. A razão? Nada a ver com futebol, mas com superstição. Trata-se da chamada “maldição” da Bola de Ouro.

Como mostra o site esportivo indiano Sport Star, desde 1966, na Copa da Inglaterra, todos os atletas que conquistaram a Ballon d'Or no ano anterior nunca ganharam a Copa do Mundo no ano seguinte. Ainda mais curioso, o jogador que ficou em segundo na Bola de Ouro também nunca levou o Mundial.

 

Aqui está a lista da “maldição” da Bola de Ouro nos últimos 56 anos:

 

Eusébio – Ballon d'Or de 1965

A lenda do futebol português Eusébio ganhou sua primeira e única Bola de Ouro em 1965. No ano seguinte, na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, Eusébio conquistou a artilharia do Mundial, com nove gols, mas Portugal terminou em terceiro. Perdeu por 2 a 1 para a eventual vencedora, a própria Inglaterra, nas semifinais. Depois, derrotou a então União Soviética por 2 a 1 na partida válida pelo terceiro lugar.

  

Gianni Rivera – Ballon d'Or de 1969

O italiano Gianni Rivera conquistou a Bola de Ouro em 1969. No ano seguinte, na Copa do Mundo de 1970, realizada no México, Rivera marcou o gol da vitória da Itália, na prorrogação, na semifinal do torneio, vencendo a então Alemanha Ocidental por 4 a 3. No entanto, na final, a Itália sucumbiu por 4 a 1 para o Brasil de Pelé (que tem sete prêmios Ballon d'Or).

  

Johan Cruyff – Ballon d'Or de 1973

Integrante do famoso time “laranja mecânica” da Holanda, Johan Cruyff ganhou sua segunda Bola de Ouro em 1973. Na Copa do Mundo no ano seguinte, realizada na Alemanha Ocidental, em 1974, Cruyff chegou à final, mas a Seleção Holandesa perdeu por 2 a 1 contra o time da casa.

  

Karl-Heinz Rummenigge – Ballon d'Or de 1981

O alemão Karl-Heinz Rummenigge ganhou o prêmio Bola de Ouro em 1981. Na Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, Rummenigge chegou à final com a Alemanha Ocidental. No entanto, na final contra a Itália, sua equipe sofreu uma derrota por 3 a 1.

  

Michel Platini – Ballon d'Or de 1985

Michel Platini, um dos principais nomes da história do futebol francês, foi o primeiro jogador a ganhar três vezes consecutivas a Bola de Ouro – 1983, 1984 e 1985. Na Copa do Mundo de 1986, realizada no México, as expectativas eram altas. No entanto, Platini e a equipe da França foram derrotados por 0 a 2 pela Alemanha Ocidental nas semifinais. A França ficou em terceiro depois de derrotar a Bélgica.

  

Roberto Baggio – Ballon d'Or de 1993

O italiano Roberto Baggio ganhou o prêmio Bola de Ouro em 1993. No ano seguinte, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, Baggio chegou à final com a Itália. Na decisão, a Itália foi derrotada pelo Brasil nos pênaltis. Com o craque italiano perdendo um pênalti.

  

Ronaldo Fenômeno – Ballon d'Or de 1997

O craque brasileiro Ronaldo ganhou sua primeira Bola de Ouro em 1997. No ano seguinte, na Copa do Mundo de 1998, realizada na França, o Fenômeno e Seleção Brasileira chegaram à final. Mas foram derrotados por 3 a 0 pela França de Zinedine Zidane.

  

Michael Owen – Ballon d'Or de 2001

O atacante inglês Michael Owen ganhou sua primeira e única Bola de Ouro em 2001, aos 22 anos. No ano seguinte, na Copa do Mundo Coreia-Japão, de 2002, a Seleção Inglesa foi derrotada pelo Brasil nas quartas de final, por 2 a 1.

  

Ronaldinho Gaúcho – Ballon d'Or de 2005

O craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho é um dos principais nomes do futebol nos anos 2000. Após ter vencido a Copa de 2002, sua ascensão meteórica o levou a ganhar a Bola de Ouro em 2005. Porém, no Mundial de 2006, realizado na Alemanha, o atual campeão Brasil, apesar de contar com Ronaldinho, não conseguiu passar das quartas de final depois de uma derrota por 1 a 0 para a França.

  

Lionel Messi – Ballon d'Or de 2009

O principal nome do futebol argentino depois de Diego Maradona, o atacante Lionel Messi, ganhou o primeiro de seus sete prêmios Bola de Ouro em 2009. Na época, estava em ascensão, e na Copa da África do Sul, em 2010, liderou a Seleção Argentina comandada por ninguém menos que Maradona. A Albiceleste foi eliminada das quartas de final após uma humilhante derrota por 4 a 0 para a Alemanha.

  

Cristiano Ronaldo – Ballon d'Or de 2013

O grande nome do futebol português após Eusébio, Cristiano Ronaldo ganhou sua segunda Bola de Ouro em 2013. Ele foi para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, apesar de sofrer de tendinite patelar e ter uma lesão na coxa. Portugal acabou realizando uma de suas piores campanhas em um Mundial, não conseguindo passar da fase de grupos. Foi eliminado pelo saldo de gols e Ronaldo terminou o torneio com apenas dois tentos marcados.

  

Cristiano Ronaldo - Ballon d'Or de 2017

Cristiano Ronaldo voltou a ganhar a Bola de Ouro em 2017 (sua quinta). O desempenho de Portugal na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, foi melhor do que o vexame anterior. Ainda assim, a Seleção Portuguesa, com Cristiano em campo, acabou eliminada nas oitavas de final após perder por 2  a 1 para o Uruguai.

Carregar Mais