Cultura
Avião supersônico deve voltar a transportar passageiros em 2029
Empresa aérea americana United faz parceria com startup Boom Supersonic para aquisição de 50 aeronaves que voam a cerca de 2.000 km/h
A empresa aérea americana United Airlines anunciou nesta quinta (3/6) que realizou um acordo com a startup Boom Supersonic, de Denver (EUA), para aquisição de 15 jatos supersônicos Overture e reserva de outros 35. A informação foi divulgada pelo jornal americano USA Today.
A estimativa é que os voos internacionais da United tenham o tempo reduzido pela metade, lembrando as viagens a jato do saudoso e controvertido Concorde, produzido pela BAC Aerospatiale e que voou entre 1976 e 2003.
Segundo o jornal, o avião da startup americana ainda não começou sua produção e aguarda aprovação do governo dos EUA. Além disso, a empresa aérea afirma que comprará os jatos assim que o Overture “atender aos requisitos de segurança, operação e sustentabilidade da United” e que as duas empresas trabalharão juntas para que isso se concretize.
O USA Today lembra que o jato supersônico é classificado como ecológico e operará apenas com combustível 100% sustentável.
Ele não deve ser lançado antes de 2025 e voará apenas após 2026. Os primeiros passageiros não embarcarão antes de 2029, de acordo com as empresas.
“A United continua sua trajetória de construção de uma companhia aérea inovadora e sustentável e os avanços atuais da tecnologia estão tornando mais viável a inclusão de aviões supersônicos. A visão da Boom para o futuro comercial da aviação, combinada com nossa rede de rotas mais robusta do mundo da aviação, dará aos viajantes a negócios e lazer acesso a uma experiência de voo espacial”, informa Scott Kirby, CEO da United, citado pelo jornal americano.
Quão rápido é o jato Overture?
Conforme a United, o avião supersônico Overture, da Boom Supersonic, será capaz de voar a uma velocidade de Mach 1,7 (mais de 2.000 km/h), ou seja, o dobro da velocidade máxima dos atuais aviões de passageiros.
Isso significa que pode reduzir o tempo de viagem de muitas rotas quase pela metade. A United citou como exemplo, que uma viagem de Newark, Nova Jersey (EUA), a Londres (Inglaterra) deverá durar 3h30 (atualmente o trajeto dura 6h30). Já de São Francisco, na Califórnia (EUA) até Tóquio (Japão) deve chegar a 6h de duração, contra as 10h25 atuais.
Porém, essa capacidade de cruzar o mundo gastando menos tempo será para poucos. Como mostra o USA Today, os jatos Overture terão capacidade que varia de 65 a 88 lugares, dependendo da configuração da companhia aérea. A United não revelou quantos passageiros pretende carregar nas aeronaves supersônicas.
Já em relação aos custos, um problema grave do Concorde, que não conseguia cobrir o valor gasto nas viagens com os preços das passagens, a United, citada pelo jornal, diz que é muito cedo para dizer quanto custarão os voos.
Ainda assim, Rachael Rivas, porta-voz da empresa aérea, também citada pelo USA Today, revela que o Overture foi projetado para ter custos operacionais 75% inferiores aos do Concorde. Ela explica que a companhia está trabalhando com a Boom Supersonic com bastante antecedência para garantir que a aeronave seja comercialmente viável.
Vale lembrar que o Concorde, que já causou um acidente fatal no ano 2000, era operado em conjunto pelas linhas aéreas British Airways (do Reino Unido) e Air France (da França). Ele foi o primeiro jato supersônico a voar comercialmente e oferecia até 100 lugares de primeira classe, embora com pouco espaço para os passageiros.
O Concorde voava no dobro da velocidade do som e podia cruzar o Atlântico em menos de 4h, cerca de metade do que levava outros jatos da época.