Cultura

American Idol elimina participante por suposta apologia ao Ku Klux Klan

Reality show musical dos EUA reagiu após um vídeo supostamente racista do jovem Caleb Kennedy causar polêmica nas redes sociais

Por João Paulo Martins  em 12 de maio de 2021

Internautas estão considerando o vídeo de Caleb Kennedy como sendo uma apologia ao racismo devido à fantasia que parece com as dos membros do Ku Klux Klan (Foto: Twitter/defnoodles/Reprodução)

O cantor Caleb Kennedy, de 16 anos, um dos cinco finalistas do reality show musical American Idol, da emissora americana ABC, foi eliminado do programa após circular nas redes sociais um vídeo em que aparece supostamente fazendo apologia ao movimento racista Klu Klux Klan.

Na gravação, que foi compartilhada no Twitter, Kennedy aparece sentado ao lado de uma pessoa usando o que parece ser um capuz do Ku Klux Klan. Mas de acordo com matéria publicada nesta quarta (12/5) no site americano GoUpstate, a família do rapaz afirma que o vídeo foi gravado quando ele tinha 12 anos.

“[…] Não estarei mais no American Idol. Um vídeo surgiu na internet com coisas que não deveriam ser feitas daquela forma. Eu era mais jovem e não pensava nas consequências. Mas isso não é desculpa. Quero pedir desculpas a todos os fãs e a todos que decepcionei […] Sei que magoei e decepcionei muitas pessoas e fiz com que perdessem o respeito por mim. Sinto muito!”, diz Caleb Kennedy, que é natural de Roebuck, na Carolina do Sul (EUA), em comunicado compartilhado em seu perfil oficial no Instagram nesta quarta (12/5).

O vídeo de três segundos teve uma reação negativa nas redes sociais dos fãs do programa e o jovem foi criticado pelo conteúdo. No entanto, a mãe de Kennedy, Anita Guy, citada pelo GoUpstate, afirma que a intenção da gravação não é o que vem sendo apontado.

“Eu odeio que isso tenha acontecido e como Caleb está sendo retratado pelas pessoas na internet. Esse vídeo foi feito depois que Caleb assistiu ao filme The Strangers: Prey at Night [Os Estranhos – Caçada Noturna, de 2018] e eles estavam imitando os personagens. Não tinha nada a ver com Ku Klux Klan, mas eu sei que é o que parece. Caleb não tem sequer um osso racista em seu corpo. Ele ama a todos e tem amigos de todas as raças”, comenta a mãe do jovem artista.

A informação da família é de que o vídeo foi feito durante a época em que The Strangers: Prey at Night e V for Vendetta (V de Vingança, de 2005) eram populares. A mãe de Caleb Kennedy, segundo o site americano, diz que gostou o filho gostou dos dois filmes e até se vestiu como o personagem principal de V de Vingança para o Halloween (Dia das Bruxas) quando estava na 7ª série.

Abaixo, uma apresentação do jovem músico no American Idol:

Carregar Mais