Cultura

Afinal, Jesus nasceu em 25 de dezembro do ano zero?

Não há consenso sobre a data exata do nascimento de Jesus Cristo. A celebração do Natal em dezembro se deve a um festival romano

Por João Paulo Martins  em 24 de dezembro de 2022

(Foto: Pixabay)

 

Neste domingo (25), cristãos de todo o mundo celebram o Natal como sendo o nascimento de Jesus de Nazaré. Historicamente, ele foi um pregador e líder religioso judeu do começo do século I, sendo considerado profeta pelos seguidores do islamismo. Mas estudiosos que associam o Filho de Deus da Bíblia ao Jesus real tentam descobrir exatamente quando ele nasceu. Porém, não foram encontradas evidências suficientes para datar com precisão o nascimento dele.

Como explica o site americano de notícias científicas IFL Science, em primeiro lugar, não existiu o “Ano Zero”. Os evangelhos de Mateus e Lucas, escritos dezenas de anos após a morte de Cristo, fornecem alguma conexão histórica, mas se contradizem. Mateus menciona que o nascimento teria ocorrido durante a época de Herodes I, o Grande. Por sua vez, Lucas afirma que o nascimento de Jesus teria ocorrido durante o censo realizado pelo governador romano da Síria, mais conhecido como Quirino.

O problema é que esse censo foi realizado no ano 6, mas Herodes morreu pelo menos sete anos antes, senão 10 anos, lembra o site americano. Há registros de outros censos nos anos anteriores. Historiadores tendem a considerar a conexão do nascimento de Cristo com a época de Herodes como sendo a mais correta. Com isso, a data considerada realista seria entre os anos 6 e 4 a.C. Tudo indica que o apóstolo Lucas pode ter pretendido falar do governo de Quirino e ter sido mal interpretado.

Outra teoria usa como base a famosa “Estrela de Belém”, que teria sido o sinal do nascimento de Jesus. Esse fenômeno foi associado ao aparecimento de um cometa, que teria passado pela região perto de abril do ano 5 a.C.

 

O que há de especial no dia 25 de dezembro?
 

A celebração do ano de nascimento de Jesus não era algo que os cristãos faziam nos primeiros séculos, explica o IFL Science. A Páscoa, e depois a epifania (batismo de Cristo), começaram a ser celebradas no século II. A mais antiga menção conhecida da celebração de 25 de dezembro como sendo o Natal vem no século III por Hipólito de Roma.

Foram precisas várias décadas para que a celebração do nascimento de Jesus se tornasse parte da tradição cristã. Desde então, estudiosos têm discutido a opção pela data 25 de dezembro. O inverno e a primavera parecem ser as estações ideais, mas não há evidências nos evangelhos oficiais ou apócrifos.

Desde os anos 1200, as pessoas notaram a conexão entre 25 de dezembro e o festival romano do Sol Invictus, o Sol invencível, que marcava o fim do solstício (Verão no hemisfério sul), quando os dias começam a ficar mais longos. O nome completo da celebração é “Dies Natalis Solis Invicti”, que se traduz do latim para o “Dia do Nascimento do Sol Invencível”. Consequentemente, “Natalis” continuou sendo usado pelos italianos em referência ao Natal.

Carregar Mais