Ciência
Veja imagens do cometa Leonard, que está se aproximando do Sol
No dia 3 de janeiro o cometa C/2021 A1 (Leonard) estará a 144 milhões de km do nosso Sol
As espaçonaves em missão ao redor do Sol, gerenciadas pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA), estão proporcionando belas imagens do cometa
C/2021 A1, mais conhecido como Leonard, um pedaço ultrarrápido de rocha, poeira e gelo que atualmente viaja pelo Sistema Solar.
Os cometas geralmente aparecem do nada, ou mais precisamente, da Nuvem de Oort. É o caso do Leonard, que se tornou visível aos astrônomos no início de janeiro deste ano, explica o site americano Gizmodo.
Leonard continuará fazendo "visitas" à vizinhança da Terra por um bom tempo, mas não tanto assim. O cometa está se aproximando rapidamente do periélio, que é a distância mais próxima do Sol ao longo de sua órbita, explica o site, o que faz com que brilhe e tenha uma cauda gasosa e empoeirada. Porém, ele vai se desgastando com o passar dos anos.
Além disso, atualmente o C/2021 A1 está muito fraco e só é visível da Terra por meio de telescópios ou binóculos.
A abordagem mais próxima de Leonard acontecerá em 3 de janeiro, momento em que estará a 144 milhões de km do Sol, afirma o Gizmodo.
Se ele não se desintegrar, começará uma longa jornada de 35.000 anos até a extremidade do Sistema Solar.
A jornada do cometa Leonard está sendo divulgada também por telescópios espaciais, especificamente o Observatório de Relações Solar Terrestres-A (STEREO-A), operado pela Nasa, e o Solar Orbiter, um projeto conjunto da Nasa com a ESA.