Ciência

Tem aracnofobia? Saiba que 48 novas aranhas caçadoras foram descobertas na Austrália

Espécies vivem em diferentes habitats, que vão de áreas desérticas a campos costeiros

Por Da Redação  em 20 de novembro de 2023

Uma das novas espécies de aranhas caçadoras da Austrália (Foto: Queensland Museum/Divulgação)

 

Como se não bastassem todos os animais venenosos que existem na Austrália, em estudo publicado em outubro na revista científica Zootaxa, foram descritas 48 novas espécies de aranhas caçadoras terrestres.

Cientistas do Museu de Queensland descobriram que as aranhas fazem parte da família Miturgidae e possuem habitats áridos que vão desde desertos e florestas de eucalipto a campos na região costeira.

O estudo, que durou décadas, foi liderado pelo aracnólogo Robert Raven, que, citado pelo site australiano News, conta que a descoberta de novas espécies não é surpreendente, mas a quantidade foi “um choque”.

“As espécies recém-descritas têm comprimento do corpo de até 10 mm e são aranhas noturnas e de movimento rápido. Fiquei surpreso com quantas espécies foram descritas nesse artigo. Eu sabia que eram muitas, mas o número era bem maior do que previ”, diz o cientista.

O CEO do Museu de Queensland, Jim Thompson, comenta o trabalho meticuloso da equipe de Robert ao site australiano: “Nossos taxonomistas são como detetives no trabalho que realizam para descrever formalmente novas espécies para a Ciência. Muitas vezes, espécies passam a fazer parte do acervo, mas podem não ser formalmente conhecidas pela Ciência. É aí que entra o trabalho dos nossos investigadores, cientistas e honorários.”

Segundo ele, às vezes esse processo pode ser rápido, mas em outros momentos pode levar décadas, como foi o caso das 48 novas aranhas.

Carregar Mais