Ciência

Quatro novas espécies de aranhas saltadoras são descobertas na Argentina

Os aracnídeos foram encontrados na região de Misiones, que faz fronteira com Brasil e Paraguai

Por João Paulo Martins  em 13 de maio de 2022

As novas arranhas saltadoras receberam nomes em homenagem ao personagem argentino Patoruzito (Fotos: Instagram/fundacionazara/Reprodução)

 

Dois novos gêneros e quatro novas espécies de aranhas saltadoras foram descobertos no sul da província de Misiones, na Argentina. Os animais foram batizados em homenagem ao personagem Patoruzito, das histórias em quadrinhos criadas pelo argentino Dante Quinterno em 1945.

A pesquisa em busca das aranhas vinha sendo realizada desde o ano passado e as três novas espécies habitam regiões de campos e ervas daninhas, localizadas entre Corrientes e o sul de Misiones.

Como mostra o site argentino La Capital, as novas aranhas saltadoras se caracterizam pelo pequeno tamanho e coloração amarelada.

“Achamos uma excelente oportunidade para homenagear o personagem Patoruzito, junto com sua versão adulta, Patoruzú, que marcou várias gerações e sem dúvida faz parte da nossa essência como argentinos. Patoruzito revaloriza muitos costumes, lendas e idiomas de nossos gaúchos e das tribos nativas do sul da América do Sul, que hoje parecem estar caindo no esquecimento, como os campos em que vive essa nova espécie”, afirma a pesquisadora Julián Baigorria, da ONG argentina Fundação Azara e assessora de biodiversidade da província de Misiones, citada pelo periódico argentino.

Como mostra o La Capital, os cientistas estão focados em analisar as espécies que vivem nessa zona do país para revalorizar o ecossistema diversificado da região, que faz fronteira com Brasil e Paraguai e é famosa pelas Cataratas do Iguaçu. O problema é que Misiones tem a menor quantidade de áreas protegidas na Argentina, com menos de 0,3%.

Carregar Mais