Ciência
Pílula anticoncepcional masculina apresenta ótimo resultado em testes com animais
Segundo os cientistas, método contraceptivo oral para homens apresentou eficácia de 99%, sem efeitos colaterais
Cientistas afirmam que a pílula anticoncepcional masculina possui 99% de eficácia na prevenção da gravidez, pelo menos em testes com camundongos.
As descobertas estão sendo apresentadas em reunião da Sociedade Americana de Química (American Chemical Society) nesta quarta (23/3), informa a emissora australiana Sky News. Na ocasião, pesquisadores anunciarão a criação de uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios capaz de prevenir a gravidez em cobaias sem apresentar efeitos colaterais significativos.
Enquanto as mulheres possuem métodos contraceptivos como pílulas e dispositivos intrauterinos, os homens só têm acesso a preservativos de uso único, propensos a falhas, e, claro, à cirurgia invasiva da vasectomia, normalmente irreversível.
A cirurgia de reversão é “cara e nem sempre bem-sucedida”, dizem os pesquisadores, citados pela emissora, mostrando a necessidade de “um anticoncepcional eficaz, duradouro, mas reversível, semelhante à pílula feminina”.
“Os cientistas tentam há décadas desenvolver um anticoncepcional oral masculino eficaz, mas ainda não há pílulas aprovadas no mercado”, comenta o pesquisador Abdullah Al Noman, da Universidade de Minnesota (EUA), responsável pela apresentação do trabalho, citado pela Sky News.
Existem vários compostos em testes clínicos, mas todos têm como alvo o hormônio sexual masculino testosterona, que pode causar efeitos adversos como aumento de peso e depressão.
“Queríamos desenvolver um anticoncepcional masculino não hormonal para evitar esses efeitos colaterais”, diz Adbullah Noman, segundo a emissora australiana.
A equipe espera começar os testes em humanos da pílula inovadora ainda no segundo semestre deste ano.