Ciência
Perseverance, da Nasa, flagra redemoinho de poeira de 80 metros de largura em Marte
O veículo de exploração espacial registrou o fenômeno perto da cratera marciana chamada Jezero
O veículo de exploração espacial Perseverance, da Nasa, voltou a enviar um flagrante curioso de Marte:um redemoinho de poeira girando na borda oeste da cratera Jezero, em 30 de agosto de 2023.
Segundo o site americano Space, a equipe responsável pela missão calculou que o pequeno tornado estava a cerca de quatro quilômetros do Perseverance e se movia de leste a oeste a cerca de 19 km/h. Eles determinaram que o fenômeno tinha cerca de 60 m de largura e chegaram a estimar a altura dele, embora a parte superior esteja fora de enquadramento.
“Não vemos o topo do redemoinho de poeira, mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura”, comenta o cientista planetário Mark Lemmon, membro da equipe científica do Perseverance, citado pelo site.
A estimativa é que o redemoinho de poeira tenha cerca de dois quilômetros de altura.
O Perseverance, que possui o tamanho de um automóvel, capturou 21 fotos do redemoinho em Marte, usando uma de suas câmeras de navegação, explica o Space. Os cientistas juntaram essas imagens para fazer o vídeo.
Essa não é a primeira vez que o veículo de exploração detecta o fenômeno em solo marciano. Já foram dezenas de redemoinhos de poeira ao longo da missão que começou em julho de 2020. Em setembro de 2021, por exemplo, o Perseverance capturou, de forma inédita, o áudio de um desses fenômenos.
As observações do redemoinho de poeira estão ajudando os cientistas a entender melhor a atmosfera de Marte e a melhorar seus modelos climáticos do Planeta Vermelho.