Ciência

Óvni? Nuvem em forma de disco voador intriga moradores de Osorno, no Chile

Apesar de misteriosa, esse tipo de nuvem é chamada lenticular e se forma, normalmente, perto de montanhas

Por Da Redação  em 04 de dezembro de 2023

Parece um disco voador, mas é apenas uma nuvem lenticular (Fotos: Twitter/Geosorno01/Reprodução)

 

Um fenômeno curioso atraiu os olhares para o céu de Osorno, no centro-sul do Chile, na última sexta (1/12): nuvem em formato de disco foi associada a um objeto voador não identificado (óvni).

Moradores e internautas inundaram as redes sociais com comentários sobre o que seria esse estranho acontecimento. Muitos optaram pela teoria de um óvni aparecendo em Osorno devido ao formato estranho e à semelhança com um disco voador.

 

(Foto: Twitter/Igoravendao24/Reprodução)

 

Como mostra o jornal colombiano Semana, o que parecia um mistério, na verdade, tratava-se apenas de uma nuvem do tipo lenticular, que apresenta como característica principal a forma de lente ou amêndoa, na maioria das vezes, alongadas com contornos bem definidos.

São um tipo de nuvem em formato de pires ou lente convergente que geralmente aparece em áreas montanhosas. Elas se formam na troposfera, camada mais baixa da atmosfera e , para tanto, precisam de diversas condições atmosféricas e ambientais, principalmente um fluxo de vento ascendente relativamente forte.

“As montanhas são obstáculos mecânicos ao fluxo de ar na atmosfera e graças a elas ocorrem alguns eventos como o efeito foëhn. À medida que o ar viaja no sentido ascendente e com inversão térmica, gera-se uma turbulência que é classificada como turbulência mecânica”, diz o site da Meteorología en Red (Rede de Meteorologia), citado pelo Semana.

Carregar Mais