Ciência

Olho no céu: não perca o alinhamento de cinco planetas e da Lua na sexta e no sábado

O fenômeno visto da Terra deve ocorrer por volta das 5h40 da manhã e só voltará a acontecer em 2040

Por João Paulo Martins  em 23 de junho de 2022

(Foto: Pixabay)

 

Fique atento ao céu na manhã desta sexta (24/6) e do sábado (25/6). Cinco planetas estão visíveis a olho nu, em alinhamento raro com a Lua.

Segundo a emissora americana CBS, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno não apenas estarão visíveis no céu durante o amanhecer, mas poderão ser vistos na mesma ordem em que aparecem em nosso Sistema Solar.

“A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2004. Vai acontecer novamente em só em 2040”, conta o astrônomo Mike Shanahan, do Centro de Ciência Liberty, em Nova Jersey (EUA), à emissora.

Ele explica que, por volta das 5h40, a leste no horizonte poderá ser identificado Mercúrio. Em seguida, basta seguir o desfile planetário para cima e para a direita. O alinhamento ocupa mais de 100º do horizonte, conforme o especialista.

Vale lembrar que a visualização do fenômeno astronômico (visto a parte da Terra) depende da condição do tempo e do Sol ainda não ter nascido.

No início de junho, Mercúrio se juntou ao desfile de planetas. Mas na sexta e no sábado, o momento mais raro poderá ser vislumbrado, já que a Lua vai se colocar entre os cinco “colegas” do Sistema Solar.

Para quem perder o fenômeno, Mike Shanahan alerta que 4 de julho será a última chance de ver todos os cinco planetas juntos, já que Mercúrio não passará mais da linha do horizonte.

Carregar Mais