Ciência

Nasa lançará missão de redirecionamento de asteroide em novembro

A espaçonave da missão DART deve atingir a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, em setembro de 2022

Por João Paulo Martins  em 07 de outubro de 2021

Espaçonave da missão DART colidirá contra a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos (Foto: Nasa/Johns Hopkins Applied Physics Lab/Reprodução)

 

No dia 23 de novembro deste ano, a Nasa dará início à missão Double Asteroid Redirection Test (DART), ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, na qual uma espaçonave colidirá deliberadamente contra um asteroide.

De acordo com a emissora australiana 7 News, a nave responsável pela tentativa de redirecionamento do corpo celeste será levada ao espaço pelo foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, do bilionário sul-africano Elon Musk, a partir da base de Vandenberg na Califórnia.

Após o lançamento em novembro, a missão DART de deflexão de asteroide deverá ser efetivada em setembro de 2022. Seu alvo principal é Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos, de 800 m de diâmetro e que é considerado potencialmente perigoso para a Terra.

Essa será a primeira grande demonstração da tecnologia de redirecionamento de asteroides pela agência espacial americana, como parte da política de “defesa planetária”, diz a emissora.

A data da colisão não foi escolhida ao acaso. Em setembro de 2022, Didymos e Dimorphos estarão relativamente próximos da Terra e a 11 milhões de quilômetros do nosso planeta, explica a 7 News.

O DART colidirá com Dimorphos a quase 24 mil km/h. Uma câmera chamada DRACO e um software de navegação autônomo ajudarão a espaçonave a detectar e colidir com a lua.

Segundo a emissora australiana, o impacto só mudará em 1% a velocidade da órbita de Dimorphos, o que não parece muito, mas mudará o período orbital da lua em vários minutos. Essa mudança pode ser observada e medida a partir de telescópios terrestres.

 

 

Didymos e Dimorphos

 

Duas décadas atrás, astrônomos descobriram um sistema binário envolvendo um asteroide próximo à Terra orbitado por uma lua. Ele recebeu o nome Didymos, que em grego significa “gêmeo”.

A lua, com 160 m diâmetro, foi chamada Dimorphos pelo cientista planetário Kleomenis Tsiganis, da Universidade Aristotélica de Thessaloniki, na Grécia, e membro da equipe DART.

“Dimorphos, que significa ‘duas formas’, reflete o status desse objeto como o primeiro corpo celeste que terá o formato de sua órbita significativamente alterado pela humanidade. Neste caso, pelo impacto do DART”, comenta Tsiganis, citado pela 7 News.

Depois da colisão de 2022, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), lançará sua missão Hera em outubro de 2024 para avaliar os resultados do redirecionamento do sistema binário.

Carregar Mais