Ciência
Italianos já conheciam as Américas antes de Cristóvão Colombo
Segundo estudo, relatos sobre as terras além da Groenlândia circulavam em Gênova em 1340
Nesta terça (12/10), além do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, é celebrado também o descobrimento das Américas pelo navegador italiano Cristóvão Colombo em 1492.
Porém, um estudo publicado em julho no periódico científico Terrae Incognitae afirma que o povo da cidade de Gênova, na Itália, já conhecia as Américas mais de 150 anos antes de seu filho mais famoso chegar ao Novo Mundo.
De acordo com o jornal americano New York Post, um frade genovês registrou o relato de marinheiros que chegaram a um continente além da Groenlândia, habitado por “gigantes” em 1340, muito antes de Colombo com sua esquadra formada pela nau Santa maria e pelas caravelas Pinta e Nina.
“Nesta terra existem edifícios com lajes de pedra tão grandes que ninguém poderia construir com eles, exceto gigantes. Também existem árvores verdes, animais e uma grande quantidade de pássaros”, escreve o frade Galvaneus Flamma na obra intitulada Cronica Universalis, citada pelo jornal.
“Essa descoberta surpreendente é o primeiro relato conhecido do continente americano a circular no Mediterrâneo. E se Colombo soubesse do que esses marinheiros sabiam, poderia ter ajudado a convencê-lo a fazer sua viagem”, comenta o pesquisador Paolo Chiesa, da Universidade de Milão, na Itália, autor do estudo, citado pelo New York Post.
O pesquisador acredita que essas histórias relatadas pelo frade possivelmente foram transmitidas por marinheiros vikings, que os historiadores acreditam terem visitado a América do Norte por volta do ano 1000.
“As lendas nórdicas descrevem as viagens, mas até agora não houve evidências de que os relatos dessa terra se espalharam para o Mediterrâneo”, afirma Chiesa, segundo o jornal americano.
O New York Post lembra que só existe uma cópia do Cronica Univesalis e foi vendida pela famosa casa de leilões Christie’s, de Londres, no Reino Unido, a um colecionador americano em 1996 por US$ 14.950 (cerca de R$ 82.673).