Ciência

Inverno marciano? Nasa divulga imagens de paisagens congeladas em Marte

Assim como na Terra, o Planeta Vermelho possui regiões com presença de água na forma de geadas, neve e gelo

Por João Paulo Martins  em 27 de dezembro de 2022

Geada cobre dunas de areia em Marte na imagem feita pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (Foto: Nasa/JPL-Caltech/University of Arizona/Divulgação)

 

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), agência espacial dos EUA, aproveitou o clima natalino de fim de ano para divulgar imagens do inverno no planeta Marte.

Muita gente não sabe, mas existem paisagens geladas no solo marciano. A Nasa já realizou muitas missões nas últimas décadas para avaliar as características do Planeta Vermelho, que se parece muito com a Terra em alguns momentos.

A agência pretende levar uma missão tripulada para Marte daqui a cerca de 20 anos e, para isso, vai “testar” por meio do programa Artemis, que deve explorar a Lua para aprender como os humanos podem prosperar no Planeta Vermelho. A presença de gelo composto por água é uma descoberta valiosa para astronautas que podem ter que sobreviver em nosso vizinho.

Em vídeo divulgado no YouTube na última sexta (23/12), o Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory ou JPL) da Nasa, que fica na Califórnia e é um importante centro das missões com sondas e robôs espaciais, revela como é a neve, a geada e o gelo presentes em Marte.

“Se você for aos locais certos, encontrará gelo de água, exatamente como o que temos na Terra”, conta o cientista Sylvain Piquex, do JPL, na gravação compartilhada na plataforma do Google. Quando a sonda espacial Phoenix Mars, da Nasa, foi lançada em 2007 e cavou o solo ártico marciano em 2008, descobriu gelo logo abaixo da superfície.

 

(Foto: Nasa/JPL-Caltech/University of Arizona/Divulgação)

 

“Esse é o tipo de gelo de água que os astronautas poderiam usar no futuro quando formos para lá”, acrescenta Piquex.

Marte também possui o chamado gelo seco, que é a forma sólida de dióxido de carbono (CO²), explica o site americano de notícias científicas Space. Em vez de derreter, como acontece com a água congelada, o CO² sublima (passa diretamente do estado sólido para o gasoso). Durante esse processo, o gás carbônico cria “paisagens alienígenas” no Planeta Vermelho.

“Por exemplo, vemos características em forma de aranha, leques, gêiseres, dálmatas, ovos fritos, todos os tipos de objetos únicos que são realmente difíceis de entender, mas que são lindos e exclusivos de Marte”, diz Sylvain Piquex no vídeo da Nasa no YouTube.

Cristais de gelo também caem em Marte, como os flocos de neve na Terra. Quando a equipe do laboratório JPL usou o sensor LiDAR (Light Detection on Ranging ou detecção e alcance da luz) construído no Canadá para disparar um laser no céu de Marte, detectou a presença de cristais de gelo sendo liberados de uma nuvem.

Outra forma comum encontrada na superfície marciana é a geada. Já na década de 1970, as missões Viking da Nasa capturaram imagens de terrenos congelados. Mais recentemente, as sondas espaciais Odyssey e o Mars Reconnaissance Orbiter conseguiram identificar o gelo seco, de CO².

“O gelo de CO² é algo que não temos na Terra. Precisa ser extremamente frio o lugar em que você encontra esse tipo de gelo, algo como -123º C”, diz Piquex.

 

(Foto: Nasa/JPL-Caltech/University of Arizona/Divulgação)
Carregar Mais