Ciência
Filhotes de rara espécie de crocodilo são avistados no Camboja
Os crocodilos-siameses recém-nascidos foram filmados e fotografados num santuário de vida selvagem
De acordo com a ONG internacional World Wildlife Fund (WWF), de proteção ambiental, oito filhotes de uma das espécies mais raras de crocodilo foram encontrados num santuário de vida selvagem no leste do Camboja.
Conservacionistas encontraram os bebês da espécie crocodilo-siamês (Crocodylus siamensis) no início de setembro mês num rio que fica dentro do santuário de Srepok, informa o ministério do meio ambiente do Camboja na última terça (21/9), citado pela agência americana de notícias AP.
A equipe encontrou os jovens répteis depois de passar quatro dias vasculhando locais onde, meses antes, haviam descoberto pegadas e amostras de fezes dos animais.
Segundo a AP, os crocodilos-siameses eram comuns no sudeste da Ásia, mas agora fazem parte da lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Eles quase desapareceram na década de 1990 devido a uma combinação de fatores, incluindo caça, destruição do habitat e cruzamentos com outras espécies de crocodilos.
A AP explica que o governo cambojano e o WWF estavam tentando, sem sucesso, conseguir evidências fotográficas de reprodução da espécie no santuário de Srepok por mais de uma década.
Citados pela agência de notícias, Say Samal, ministro do meio ambiente do Camboja, saudou a descoberta como “uma notícia muito gratificante”, enquanto Milou Groenenberg, do WWF, a chamou de “uma descoberta significativa para a espécie no Camboja e em todo o mundo”.
A ONG de preservação ambiental estima que existam cerca de 400 crocodilos-siameses na natureza, com a maioria deles no Camboja. Em 2017, pesquisadores da vida selvagem encontraram seis ovos no distrito de Sre Ambel, na província de Koh Kong, enquanto exploravam rastros, sinais e fezes do réptil.