Ciência

Diamante encontrado no manto da Terra possui mineral misterioso

Cientistas detectaram a perovskita de silicato de cálcio, nunca vista na natureza até então, dentro de um diamante retirado de profundidade de 660 km

Por João Paulo Martins  em 13 de novembro de 2021

O diamante retirado do manto terrestre continha davemaoita, um mineral que nunca havia sido visto na natureza (Foto: Aaron Celestian/Natural History Museum of Los Angeles County/Divulgação)

 

Os cientistas finalmente confirmaram a existência do mineral perovskita de silicato de cálcio, graças a um diamante que foi retirado de uma profundidade aproximada de 660 km no manto da Terra.

A descoberta faz parte de um estudo publicado na última quinta (11/11) na revista científica Science.

Segundo o site americano de notícias científicas IFL Science, o mineral recebeu o nome davemaoita, em homenagem ao geofísico Ho-Kwang (Dave) Mao, um sino-americano que contribuiu para pesquisas sobre efeitos da alta pressão na geologia terrestre.

A estimativa dos cientistas é de que a perovskita de silicato de cálcio seja o quarto mineral mais abundante na Terra. Uma suposta amostra encontrada em 2018 (também num diamante) não tinhas as propriedades esperadas para o mineral.

De acordo com o site, a davemaoita pode ser criada em laboratório usando um laser para simular altas pressões. Porém, quando a pressão é removida, sua forma se desfaz. Na descoberta recente, como o material ficou preservado no diamante, sua forma natural se manteve.

“A descoberta é o resultado de décadas de esforços e do desenvolvimento e uso de técnicas microanalíticas para identificar estruturas e composições de inclusões em escala mícron [0,0001 mm] em diamantes”, comenta o pesquisador Oliver Tschauner, da Universidade de Nevada, nos EUA, citado pelo IFL Science.

O curioso sobre o misterioso mineral, conforme o estudo, é que após análise estrutural e química, ele se mostrou capaz de hospedar uma grande variedade de elementos, como se fosse uma “lata de lixo”. “Especificamente, ele contém uma grande quantidade de potássio aprisionado”, diz Tschauner ao site especializado.

Testes anteriores já haviam demonstrado experimentalmente que a davemaoita pode reter os elementos radioativos urânio e tório. Junto com o potássio, eles são os três principais elementos químicos produtores de calor.

Isso seria uma prova da abundância da perovskita de silicato de cálcio no manto terrestre e como contribui para as altas temperaturas dessa camada do planeta.

Carregar Mais