Ciência
China realiza sua 1ª caminhada espacial da nova estação Tiangong 3
Os astronautas Liu Boming e Tang Hongbo ficaram por 7 horas realizando algumas tarefas do lado de fora da estação espacial
Astronautas chineses realizaram a primeira caminhada espacial da nova estação Tiangong 3, que foi lançada na órbita da Terra em abril deste ano. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o trabalho no lado de fora da estação espacial durou sete horas.
Em junho, a China enviou ao espaço três astronautas para formar a primeira tripulação da estação, onde permanecerão por três meses, o que será a mais longa missão chinesa da história. Na manhã deste domingo (4/7), dois deles deixaram Tiangong para fazer a primeira caminhada espacial.
“O retorno seguro dos astronautas Liu Boming e Tang Hongbo ao módulo central de Tiangong marca o sucesso total da primeira caminhada espacial na construção da estação de nosso país”, diz comunicado emitido pela Agência Espacial de Tripulação da China (China Manned Space Agency ou CMSA), citada pelo periódico.
Entre as tarefas executadas pelos astronautas chineses, a agência cita o ajuste de uma câmera panorâmica fora do módulo central da Tiangong e o teste do braço robótico da estação, que será usado para instalação de futuros módulos. Eles também instalaram pedais no braço robótico para ajudar nos futuros trabalhos de montagem, acrescenta a CMSA, citada pelo The Guardian.
No vídeo (em inglês) da caminhada espacial divulgado pela agência estatal chinesa de notícias Xinhua, é possível ver o astronauta Liu Boming saindo da estação e dizendo: “Uau, é lindo demais aqui”.
Os dois astronautas foram mostrados abrindo uma escotilha e saindo do módulo separadamente, vestindo trajes especiais recém-desenvolvidos pela China e que pesam 130 kg. Eles receberam o apoio do comandante da missão, Nie Haisheng, um piloto condecorado da Força Aérea chinesa que está em sua terceira missão espacial e que ficou dentro da Tiagong.
Segundo o The Guardian, essa foi a primeira de duas caminhadas espaciais planejadas para a missão, ambas com duração prevista de seis a sete horas. Além disso, é a primeira vez desde 2008 que astronautas chineses saíram de suas espaçonaves. Há 13 anos, Zhai Zhigang fez da China o terceiro país a completar uma caminhada no espaço, ao lado da extinta União Soviética e dos Estados Unidos.