Ciência
Badalada rede social Clubhouse chega para Android
Curiosamente, aplicativo aterrissa nos celulares com sistema do Google após queda de downloads na loja da Apple
A rede social de áudio Clubhouse, que fez sucesso no início deste ano quando lançou para celulares iPhone, da Apple (que usam sistema operacional iOS), e só permite entrada de membros com convite, agora, já está na loja Google Play, para quem tem aparelhos com Android, do Google.
O aplicativo, segundo matéria publicada pela emissora britânica BBC nesta segunda 910/5), teve queda drástica da taxa de downloads entre os usuários de iPhone, o que pode justificar a liberação para os usuários de Android.
Quando as celebridades divulgaram o Clubhouse em suas redes sociais, alguns internautas passaram até a vender convites. Porém, como mostra a emissora, atualmente muitos usuários estão questionando a viabilidade do aplicativo a longo prazo, depois que os concorrentes Facebook e Twitter também lançaram recursos de áudio.
Na loja oficial do Google, a informação é de que o app já teve mais de 50.000 downloads e ainda está em fase de teste (beta) nos Estados Unidos e será liberado para todo o mundo em breve.
“Nosso plano nas próximas semanas é coletar feedback da comunidade, corrigir quaisquer problemas e trabalhar para adicionar alguns recursos finais, como pagamentos e criação de clubes, antes de implementá-lo de forma mais ampla”, diz a empresa Alpha Exploration, responsável pelo software, citada pela BBC.
Ela agradece aos usuários de Android pela paciência e afirma que o aplicativo será lançado durante as próximas semanas para usuários de fora dos Estados Unidos.
Milhões de usuários do Clubhouse
Segundo a empresa de pesquisas App Annie, o Clubhouse tinha cerca de 13,4 milhões de usuários no final de março. Mas depois de atingir o pico em fevereiro, com 9,6 milhões de downloads, foram apenas 2,7 milhões em março e 900 mil em abril.
De acordo com a emissora britânica, alguns rivais “com muito dinheiro” teriam o interesse de “roubar” usuários do Clubhouse criando produtos mais completos.
O Facebook está testando um aplicativo chamado Hotline, que permite que os hosts (anfitriões) conversem com os seguidores por áudio e texto e estará disponível para usuários do Android e da Apple.
Já o Twitter lançou o Spaces, um recurso de streaming de áudio dentro do próprio aplicativo, que em breve permitirá que os usuários cobrem pela entrada em suas salas de bate-papo com voz.