Ciência
Astronomia: em junho, não deixe de ver o alinhamento de quatro planetas
Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão próximos no céu antes do nascer do Sol e, dependendo do dia, Mercúrio será um bônus no fenômeno astronômico
Para quem curte astronomia, o mês de junho reserva um alinhamento de quatro planetas, a partir do ponto de vista da Terra. Vênus, Marte, Júpiter e Saturno serão as estrelas do show astronômico, mas você pode ter sorte de ver Mercúrio também.
Como mostra o site americano CNET, o alinhamento já pode ser observado logo no começo da manhã desta sexta (3/6) e do sábado (4/6). Todos os quatro planetas podem ser vistos a olho nu se alinhando no amanhecer.
Com o céu livre de nuvens, Vênus e Saturno são mais fáceis de identificar. Mercúrio é o curinga. O site americano lembra que a melhor forma de ver os quatro planetas é usando binóculos e encontrar um local com uma visão clara para o ponto mais baixo a leste do céu. Apenas certifique-se de estar a postos, pelo menos, 30 minutos antes do Sol nascer.
Segundo o CNET, o alinhamento planetário continuará ao longo do mês. Um vídeo feito pela Nasa, compartilhado no YouTube na última quarta (1/6), mostra como identificar os planetas em meados de junho, cerca de 45 minutos antes do nascer do Sol.
Na manhã de 24 de junho há uma boa chance de ver Mercúrio junto com os outros planetas. Por estar mais próximo do Sol, o menor planeta do Sistema Solar deve ser o ponto mais brilhante e mais fácil de encontrar nessa data. Se você decidir que acordará cedo apenas uma vez em junho, para ver o alinhamento planetário, a dica é optar pelo dia 24. Com isso, poderá ver Mercúrio e a Lua enquanto se juntam aos outros quatro planetas para fazer uma verdadeira festa no céu do amanhecer.