Ciência
Asteroide com quase o dobro do tamanho do Titanic passará “perto” da Terra neste sábado
Rocha espacial possui cerca de 490 m e passará a uma distância segura de nosso planeta
Por volta da manhã deste sábado (14/5), um asteroide com cerca de 490 m, quase o dobro do comprimento do navio Titanic (269), fará uma “visita” à Terra.
De acordo com a Nasa, a gigantesca rocha espacial chamada 388945 (2008 TZ3) é considerada do tipo Apollo (órbitas próximas a nosso planeta). Ela tem tamanho parecido com o icônico edifício Empire State, de Nova Iorque, e maior que a Torre Eiffel (300 m), em Paris, e que o Pão de Açúcar (391 m), no Rio de Janeiro.
Se atingisse a Terra, o asteroide com certeza provocaria sérios danos, mas, para nossa sorte, os cálculos dos astrônomos indicam que passará a uma distância segura de cerca de quatro milhões de km – mais de 10 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.
Claro que em termos espaciais a rocha passará “perto” da gente. E esta não será a primeira vez que o 388945 nos visita. Ele passou mais perto da Terra em maio de 2020, a uma distância de 2,72 milhões de km.
Na verdade, o asteroide passa rotineiramente pela nossa vizinhança, devido à sua órbita em torno do Sol, fazendo uma aproximação a cada dois anos, de acordo com os cientistas. A próxima vez será em maio de 2024, mas passará bem mais longe, a 11 milhões de km.
Vale lembrar que esse tipo de rocha espacial é considerado detrito, restos de planeta ou cometas, que continuam vagando no espaço.